• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Práticas docentes no ensino fundamental: as contribuições da corporeidade e suas relações com a ludicidade

Thumbnail
Ver/
Dissertacao Dioze Hofmam da Cruz.pdf (942.8Kb)
Fecha
2020-03-11
Autor
Cruz, Dioze Hofmam da
Orientador
Morés, Andréia
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
O objetivo desta dissertação de mestrado é analisar as ações pedagógicas presentes nas práticas docentes que contemplam a corporeidade, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando a compreensão da corporeidade e a sua relação com a ludicidade e, ainda, mapear as contribuições dos documentos institucionais. O aporte teórico percorre os caminhos das principais teorias sobre a corporeidade e suas formas de abordagem relacionando com a ludicidade. Contextualiza-se a corporeidade como a união do corpo, mente e afetividade, onde a formação da criança se dá no corpo todo e não apenas na esfera cognitiva (MOREIRA, 1995). No intuito de trabalhar a corporeidade com os alunos, os professores se apropriam da ludicidade como meio efetivo para unir atividades diversas que permitem essa articulação (PEREIRA, 2015). Essa investigação consiste em um estudo qualitativo, composto por entrevistas semiestruturadas. Os participantes foram cinco professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul. A análise dos dados foi realizada com base na análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados foram analisados e divididos em três categorias, a saber: a) Compreensões e vivências da corporeidade; b) Estratégias pedagógicas; c) Vivências da ludicidade. Os resultados permitem identificar que vários dos professores entrevistados compreendem o conceito de corporeidade, deixando a dicotomia de lado e articulando corpo e mente na busca de uma formação integral do ser humano. Em contrapartida, nota-se que há alguns docentes que ainda não construíram essa compreensão, que acabam não realizando a articulação necessária, o que pode resultar em prejuízos para as crianças. Entende-se que esse déficit pode estar vinculado à falta de vivência dos professores com a corporeidade em suas formações. No momento em que os docentes buscam estratégias para abordar a corporeidade, o lúdico se evidencia como uma forma efetiva, encontrando potencialidades e limitações na sua utilização, podendo ser abordado pelas diferentes formas de expressões. Considera-se, portanto, que explorar a corporeidade é desafiador, um professor aberto a mudanças, em constante aprendizado pode contribuir com a aprendizagem dos seus alunos em sala de aula, propiciando, dessa forma, uma educação integral e transformadora.
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/5531
Colecciones
  • Mestrado Acadêmico em Educação [333]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV