• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • italiano 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Mostra Item 
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Administração - Bacharelado
  • Mostra Item
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Administração - Bacharelado
  • Mostra Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Clima e cultura organizacional : a percepção dos estudantes do curso de administração de uma instituição de ensino superior da Serra Gaúcha

Thumbnail
Mostra/Apri
TCC Monique Brombatti de Lima.pdf (998.8Kb)
Data
2019-12-09
Autore
Lima, Monique Brombatti de
Orientador
Oliveira, Ronald Lopes de
Metadata
Mostra tutti i dati dell'item
Abstract
Devido as constantes mudanças no cenário atual em todas as áreas, se faz necessário uma atenção especial no ambiente organizacional. Partindo desse princípio, a análise do clima e cultura organizacional, transforma-se em uma necessidade primordial, pois possibilita que os gestores conheçam a realidade da organização, visto que ela representa a percepção que os colaboradores têm sobre a empresa, essa percepção pode ser positiva ou negativa dependendo da interpretação de cada funcionário. Neste contexto, estudar o clima e a cultura organizacional das organizações torna-se estratégico para a gestão, visto que eles influenciam diretamente na motivação da equipe, na satisfação dos funcionários, bem como na qualidade do trabalho. A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a percepção dos discentes de graduação em Administração no contexto da Universidade de Caxias do Sul, sobre a cultura e clima organizacional nas empresas onde trabalham. A metodologia aplicada neste estudo foi uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo, utilizando como instrumento de pesquisa o questionário de valores e comportamento, proposto por Matos (2014), tendo uma escala Likert de cinco pontos. Os resultados obtidos evidenciaram que os aspectos de treinamento para desenvolver as atividades profissionais, e salários competitivos obtiveram as menores médias na percepção dos entrevistados, necessitando de mais atenção das organizações para que os mesmos se sintam mais satisfeitos e motivados no âmbito empresarial (sic).
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/5602
Collections
  • Administração - Bacharelado [804]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Ricerca

Tutto DSpaceArchivi & CollezioniData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggettiQuesta CollezioneData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggetti

My Account

LoginRegistrazione

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV