• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Ciências Contábeis - Bacharelado
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Ciências Contábeis - Bacharelado
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Capital intelectual: mensuração e comparação de resultados em diferentes segmentos de mercado

Thumbnail
Ver/
TCC Fabiane Vidi.pdf (588.9Kb)
Fecha
2019-12-11
Autor
Vidi, Fabiane
Orientador
Pereira, Fernando
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Este trabalho objetivou identificar os principais métodos de mensuração do capital intelectual, através de uma análise sobre o assunto. Buscou o referencial teórico para fundamentar os métodos escolhidos e posteriormente aplica-los em duas empresas objeto de estudo. Empresa A, que labora no ramo da indústria de esquadrias de Alumínio e Aço, e a Empresa B, que labora no ramo de prestação de serviços em montagem de estruturas, ambas situadas em Nova Bassano ? RS. Os métodos aplicados foram o Navegador Skandia, Diferença entre Valor de Mercado e Valor Contábil e por fim Razão entre Valor de Mercado e Valor Contábil. Com a aplicação desses modelos pesquisados, foi possível encontrar valores monetários em dois deles. Para a empresa A, com o Navegador Skandia chegou-se ao valor de R$ 32.923,30, e com método da Diferença entre Valor de Mercado e Valor Contábil chegou-se a um capital intelectual no valor de R$ 336.393,54. Para a empresa B, com o Navegador Skandia chegou-se ao valor de R$ 17.132,77, e com método da Diferença entre Valor de Mercado e Valor Contábil chegou-se a um capital intelectual no valor de R$ 54.106,70. O terceiro e último método aplicado que foi o Razão entre Valor de Mercado e Valor Contábil, resultou em índices de mensuração do capital intelectual, sendo para a empresa A, um índice de 1,27 e para a empresa B um índice de 1,56. Para consolidar estes resultados da pesquisa buscou-se fazer uma análise comparativa entre os valores encontrados em cada empresa, analisando se a diferença entre eles correspondem com o ramo de laboração de cada uma. Este estudo teve como base a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso, para que seja possível obter um conhecimento mais profundo sobre Capital Intelectual, objeto deste estudo.(sic)
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/5653
Colecciones
  • Ciências Contábeis - Bacharelado [756]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV