Auditoria interna na gestão de recursos financeiro: um estudo de caso em uma agência de viagens
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Data
2019-12-11Autore
Toscan, Emanuelle
Orientador
Pereira, Fernando Andrade
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A auditoria interna nas entidades é de extrema importância. Devido ao número de tarefas elevadas, ajuda na elaboração das atividades, guiando para o caminho correto para se alcançar os objetivos das entidades. Estre trabalho tem como objetivo propor um setor de auditoria interna em uma Agência de Viagens na região de Nova Prata. A metodologia utilizada é um estudo de caso com abordagem qualitativa. A empresa em estudo foi fundada em 2004 e conta com um quadro de 7 funcionários e 3 sócios, onde atua no mercado de viagens e turismo nacionais e internacionais. O diagnóstico deste estudo foi elaborado através do fluxograma nos setores administrativo e financeiro, área comercial, área de vendas, lazer e corporativas, onde, através da matriz de risco, foi analisado o risco de cada setor. Devido ao grande volume de transações, os setores administrativo e financeiro, tiveram o risco maior, exigindo do auditor maior atenção no planejamento para execução da auditoria. O setor de vendas, teve um risco médio e o comercial, um risco baixo. Com o auxílio do planejamento de auditoria, verificou-se o custo necessário para a contratação de uma empresa de auditoria, que é de R$ 58.537,48 anuais, com isso, a contratação de um funcionário como auditor é de R$ 69.330,36. Com o levantamento das análises, contatou-se que a contratação de um funcionário é mais vantajosa, pois, além de executar sua função, ainda pode colaborar com outras atividades na organização. Com isso, pode-se concluir que a implementação de um setor de auditoria interna auxiliará na organização dos processos de gestão de riscos e das tarefas, visando a proteção do patrimônio e o auxílio para atingir o objetivo da entendida e conduzindo os sócios da melhor forma.(sic)