Percepção dos acadêmicos de administração referente as competências exigidas pela indústria 4.0 para a conquista de resultados de excelência
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Data
2019-12-10Autor
Romio, Fátima
Orientador
Tumelero, Nívia
Metadata
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Ao olhar para o passado, a primeira revolução industrial teve início a pouco mais de dois séculos, demorando quase um século para a segunda e consecutivamente para a terceira revolução tomar força, contudo essa quarta revolução começa a ter uma transição muito rápida comparada as outras, isso se dá ao aumento do aperfeiçoamento e uso da tecnologia em todos os âmbitos. A Indústria 4.0 traz consigo desafios e oportunidades globais, perante isso, as organizações devem ter conhecimento na sua estrutura e suas implicações, e os Administradores devem assumir grande importância, uma vez que eles são agentes de mudança dentro da organização. Assim, o objetivo do presente trabalho é identificar a percepção dos acadêmicos de administração referente as competências exigidas pela Indústria 4.0 para a conquista de resultado de excelências nas organizações que irão fazer parte. Para isso, foi feito um estudo descritivo, quantitativo com alunos do curso de graduação em Administração, da Universidade de Caxias do Sul, e chegou-se aos seguintes resultados: os resultados mostraram que os acadêmicos atribuem alta importância à tecnologia, contudo possuem pouco conhecimento acerca dos termos Indústria 4.0 e suas principais tecnologias. Uma vez que boa parte dos acadêmicos informaram ter ouvido falar sobre esse tema nas aulas de graduação, nota-se que não houve aprofundamento sobre ele, se comparado à relevância dos impactos previstos e percebidos pelos alunos. Constatou-se também, que a maioria não se sente preparada para atuar em um ambiente de Indústria 4.0, isso sendo identificado também em alunos que estão em fase final de curso. Quanto ao conhecimento sobre as competências da Indústria 4.0, um dos objetivos específicos deste estudo, notou-se que nas competências pessoais, técnicas, metodológicas e sociais, grande parte dos alunos atribuiu alta necessidade dessas competências na Indústria 4.0. Dessa forma, identifica-se que os mesmos possuem consciência da importância de se ter competências adequadas para a conquista de resultados de excelência (sic).