Projeto de uma suspensão independente para um veículo elétrico fora de estrada e avaliação prática do conforto dos ocupantes
Zusammenfassung
Este trabalho teve por objetivo a substituição da suspensão frontal dependente por uma independente dos veículos elétricos que circulam em campos de golfe. Com essa alteração, buscou-se obter maior conforto e melhorar a dirigibilidade do veículo em terrenos acidentados por onde transitam. A nova suspensão foi selecionada dentre as mais utilizadas no mercado automobilístico atual, visando um modelo que fosse compatível com o veículo de estudo e que possibilitasse as maiores vantagens cabíveis. Trabalhos correlatos foram explorados com o intuito de contribuir positivamente para questões mais específicas do projeto de uma suspensão independente. Foi realizado o projeto da nova suspensão com base nas informações levantadas, buscando obedecer as geometrias estabelecidas em literatura, além de maior peso sustentado para aumentar o conforto e dirigibilidade do veículo. Submeteu-se o veículo elétrico à testes práticos em um protótipo, transitando em pavimentação de grama, paralelepípedo e asfalto com o intuito de simular os pavimentos encontrados em campos de golfe. Como resultado, obteve-se melhoras significativas dependendo do sensor de medição da vibração. Com o sensor utilizado na medição da vibração do corpo inteiro, obteve-se melhoras nas acelerações entre 14% e 23% nos três pavimentos transitados. Já para os sensores da palma da mão e estrutura, não houve variações significativas da vibração. Sendo assim, conclui-se necessário atualizar o projeto da suspensão independente buscando parâmetros que satisfaçam os valores limites de vibração indicados pelas normas apresentadas no trabalho (sic).