Análise da percepção de mães brasileiras e americanas em relação à influência da publicidade em canais do YouTube nas escolhas de consumo do público infantil
Date
2019-12-10Author
Mascarello, Camila Cinelli
Orientador
Lazzari, Fernanda
Metadata
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O consumo infantil vem crescendo no mundo inteiro e é cada vez mais comum observar produtos e serviços destinados exclusivamente para as crianças. As ferramentas utilizadas para atrair as crianças apresentam os mais variados moldes, no entanto atualmente destacam-se as opções relacionadas ao marketing digital. Por esse motivo, a presente pesquisa teve como objetivo analisar a publicidade em canais do YouTube e a decisão de compra do consumidor infantil americano e brasileiro. O método escolhido para a realização da pesquisa foi um estudo qualitativo de caráter exploratório, com a aplicação de doze entrevistas, sendo seis delas com mães de crianças brasileiras e outras seis com mães de crianças americanas. Para a aplicação das entrevistas, foi elaborado um roteiro semiestruturado, que permitiu à pesquisadora investigar a percepção das mães brasileiras e americanas sobre as principais características relacionadas à influência da publicidade de canais do YouTube nas escolhas de consumo de seus filhos. Através das entrevistas, foi possível evidenciar que existe uma grande diferença no consumo no YouTube por crianças americanas e brasileiras. A primeira grande distinção são os conteúdos preferidos, já que na percepção das mães americanas a temática educativa é a de maior audiência entre as crianças e, na percepção das mães brasileiras, os vídeos relacionados a atividades e desafios são os favoritos do público infantil. Além disso, pôde-se notar que os efeitos publicitários também são diferentes. Na percepção das mães americanas, as crianças não são influenciadas pelo YouTube e por nenhum tipo de propaganda. Porém, as mães brasileiras afirmaram que a publicidade inserida principalmente dentro da plataforma desperta o desejo de consumo nas crianças.(sic)