Avaliação estrutural e de durabilidade dos cubos de roda traseiros de um veículo SAE Baja
Fecha
2019-12-14Autor
Sartori, Renan
Orientador
Grison, Vagner
Metadatos
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O projeto SAE Baja é um grande desafio proporcionado pela SAE aos alunos dos cursos de ensino superior, nas áreas de engenharia e design. Este projeto visa a integração entre alunos de universidades distintas, através da competição, na qual os projetos são avaliados, pondo à prova os cursos e classificando as equipes. Neste trabalho foi realizada uma avaliação estrutural dos cubos de roda traseiros do protótipo Baja SAE, simulando os esforços aos quais o componente está submetido quando exposto à determinadas situações, como parado, deslocando-se em linha reta e em curvas, com o objetivo de propor um componente que tenha uma maior resistência à fadiga, motivo do qual houve a ruptura deste componente durante o enduro da competição Baja Sul em 2018. A proposta trouxe um componente com geometria pouco modificada, mas que em termos de resistência aos carregamentos utilizados no estudo, é mais resistente e confiável, permitindo percorrer cerca de 135 horas em trajeto curvilíneo, contra as 19 horas suportadas pelo cubo anterior a este estudo. Houve um aumento de massa de 91 gramas por cubo, que representam aproximadamente 12% e uma redução das tensões máximas principais na ordem de 68% (sic).