Desenvolvimento motor de crianças de zero a 12 meses de idade: influência da institucionalização
Datum
2019-12-12Autor
Cavalli, Patrícia
Luz, Stephane Suélen Fredo da
Orientador
Saccani, Raquel
Caldart, Claudia
Metadata
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Objetivo: avaliar o desenvolvimento motor de crianças de zero a 12 meses de idade, verificando se o tempo de institucionalização interfere nas habilidades motoras das crianças.
Métodos: Estudo do tipo descritivo e observacional com abordagem transversal em uma instituição de acolhimento na cidade de Caxias do Sul com 11 crianças. Para a realização deste estudo foram usadas as seguintes escalas: Alberta Infant Motor Scale, Affordances in the Invironment for Motor Devolopment e Knowledge of Infant Development Inventory, além de um questionário abordando os fatores biológicos das crianças. Foi utilizada estatística descritiva.
Resultados: Foram avaliados 11 bebês em idades entre zero e 12 meses, sendo que cinco (45,4%) deles apresentaram desempenho normal, dois (18,2%) indicaram suspeita de atraso e quatro (36,4) apresentaram atraso motor. O percentil de acordo com a idade corrigida apresentou média de 26,00 (+26,15). Considerando o desempenho das crianças, observou-se correlação inversa, moderada e não significativa entre o percentil e o tempo de instituição, indicando que quanto maior o tempo de institucionalização pior o desempenho motor infantil. (r=0,44; p=0,166). Em relação ao ambiente institucional, observou-se que os bebês permaneciam a maior parte do tempo em berço ou bebê conforto, sendo pouco estimulados. O conhecimento dos cuidadores, avaliado com o questionário Knowledge of Infant Development Inventory, demonstrou uma pontuação de 66,45% acertos.
Conclusão: Os resultados deste estudo demonstraram que o tempo de institucionalização pode influenciar negativamente o desempenho motor das crianças. Entretanto, o número amostral reduzido pode ter influenciado os resultados, limitando o conhecimento dos fatores de risco envolvidos nos atrasos motores observados.(sic)