A importância do plano de negócio para a micro e pequena empresa: um estudo de caso sobre a percepção das empresas moveleiras do Vale do Caí - RS
Fecha
2019-12-04Autor
Lutz, Geovana
Orientador
Lima, Olga Maria Blauth de
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta pesquisa teve como objetivo compreender a importância do plano de negócio, aplicado às micro ou pequenas empresas da região do Vale do Caí, que atuam no segmento moveleiro. Esta delimitação foi estabelecida, devido ao objeto de estudo da pesquisadora, onde trabalha em uma empresa de pequeno porte que atende diversas empresas do ramo moveleiro desta região. Neste estudo, é abordado o conceito do empreendedorismo e do plano de negócio, como também, evidenciado as melhorias que o uso de tal ferramenta de gestão pode auxiliar na administração e tomada de decisões dessas empresas, o referencial foi elaborado através de dados do SEBRAE (2016) e levantamento bibliográfico. Para a obtenção dos dados desta amostra, foi realizada uma pesquisa de campo, aplicada através do questionário adaptado de Duarte (2013). Os resultados foram tabulados e comparados com a teoria já publicada. Ao final, foi percebido características semelhantes destes empreendedores, quanto à dedicação ao seu negócio e sua perseverança, em contraponto, foi encontrada uma lacuna entre funções de planejamento e execução, pois este empreendedor acaba executando uma série de atividades dentro do seu negócio e acaba deixando o planejamento de curto ou longo prazos em segundo plano (sic).