Motivação e retenção de pessoas com base na pesquisa das 150 melhores empresas para se trabalhar (2016, 2017 e 2018)
Visualizar/ Abrir
Data
2019-07-15Autor
Coelli, Daiane
Orientador
Verza, Luciane Matilde
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Atualmente a motivação é um dos assuntos que mais se destaca no meio empresarial, uma vez que, manter indivíduos motivados no trabalho, não é tarefa fácil uma vez que é inerente a cada pessoa e pode variar, conforme o ambiente no qual está inserida. Assim, tendo em vista que as empresas estão cada vez mais competitivas e o seu bem maior são as pessoas que nela trabalham, cabe saber o que empresas de sucesso realizam como práticas motivacionais para reter. Buscou-se então a oportunidade de conhecer a empresa SAP Labs Latin América que por três anos consecutivos ocupa o ranking das melhores empresa para se trabalhar pela GPTW. O que torna tão especial perante o mercado de trabalho e confirma o sucesso como
negócio. Dessa forma o presente trabalho tem por objetivo identificar as estratégias de motivação e liderança que a SAP Labs Latin América utiliza para a retenção dos colaboradores. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e o estudo foi
desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais e redes eletrônicas, com abordagem qualitativa. Quanto aos fins, esta pesquisa é exploratória e descritiva. Através deste estudo foi possível, visualizar que é possível a motivação ser fator de retenção do colaborador bem como o papel da liderança nesse processo. Como resultado a empresa SAP Labs Latin América, demonstra que com ações motivacionais os colaboradores têm a chance de participar das iniciativas de inovação, envolver funcionários voluntários, disponibilizar espaços high tech com acessórios e tecnologias de última geração, dentre inúmeras outras ações. Dessa maneira, é estimulado o conhecimento e novas ideias, onde a comunicação flui em todos os níveis e sentidos, as pessoas se sentem respeitadas e tem aquele sentimento do orgulho de pertencer (sic).