O canto e sua contribuição para o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos
Visualizar/ Abrir
Data
2020-03-02Autor
Policeno, Viviane
Orientador
Matter, Suelen Scholl
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa é uma revisão bibliográfica sobre o canto na educação musical infantil, tendo como recorte produções científicas da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) e do portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), entre o período de 2015 a 2018, que trataram sobre o canto, a educação musical infantil, a idade de zero a cinco anos e o desenvolvimento integral. Nesta revisão também foi incluído o livro Música na Educação Infantil: propostas para a formação integral da criança (2003), de Teca Alencar de Brito. O objetivo geral foi analisar produções científicas para identificar as contribuições da educação musical através do canto no desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos de idade, por meio de dois eixos: o do estudo do conceito de desenvolvimento integral e o do estudo das práticas pedagógicas. Na metodologia, optou-se por uma abordagem qualitativa e análise de textos através da análise de conteúdo. Atendendo à revisão e à análise escolhida, foi possível perceber que o canto contribui para o desenvolvimento integral através do desenvolvimento musical, social e intelectual por meio da expressividade, sensibilidade, musicalidade, concentração, interação e respeito com os envolvidos. Como conclusão, observa-se que as práticas pedagógicas adotadas foram brinquedo cantado, movimentos e improvisação através da dança, canção, produção musical, percepção musical, musicalização através do lúdico e diversas formas do fazer musical, que são possibilidades de contribuir com o desenvolvimento integral da criança (sic).