Coursebook activities analysis under the perspective of interpersonal function in systemic functional grammar
Date
2019-07-12Author
Scarabelotti, Débora dos Reis
Orientador
Fadanelli, Sabrina Bonqueves
Metadata
Show full item recordAbstract
Este trabalho foi desenvolvido para explorar como o uso da Gramática Sistêmico-Funcional pode ajudar professores de inglês como língua estrangeira em cursos de idiomas para adultos. A Gramática Sistêmico-Funcional (GSF) foi desenvolvida por Halliday, que pensou na língua como algo a mais do que apenas um sistema a ser seguido, mas também como a linguagem funciona com relação aos falantes e ouvintes (ou escritores e leitores). Neste trabalho, a abordagem mencionada foi relacionada com a Abordagem Comunicativa, a qual os conceitos levam os professores a ensinar com objetivos comunicativos, onde os alunos possam de fato relacionar seus aprendizados com situações reais e significativas. Para explorar como o uso da GSF pode ajudar os professores, seis atividades de três livros didáticos diferentes foram analisados. O principal objetivo da análise foi providenciar algumas ideias de como elas podem funcionar melhor com uma visão funcional pela parte do professor. Pela análise, foi possível concluir que o uso da GSF pode ser um facilitador para os professores ao aprimorar as atividades dos livros, quando são pensadas com uma perspectiva interpessoal, fazendo com que os exercícios fiquem mais significativos para os alunos, para que eles possam relacionar o que estão estudando com situações que acontecem em suas "vidas reais", criando situações em aula para que eles possam colocar em prática o que foi aprendido (sic).