• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Deutsch 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Einloggen
Dokumentanzeige 
  •   DSpace Startseite
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Dokumentanzeige
  •   DSpace Startseite
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Dokumentanzeige
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Educação superior e formação de docentes: investigando as práticas pedagógicas dos estágios de química para a atuação profissional

Thumbnail
Öffnen
Dissertacao Paula Bergozza.pdf (1.978Mb)
Datum
2020-07-07
Autor
Bergozza, Paula
Orientador
Catelli, Francisco
Metadata
Zur Langanzeige
Zusammenfassung
A pesquisa de mestrado tem como objetivo analisar a importância da componente curricular, estágios do curso de Licenciatura em Química da Universidade de Caxias do Sul (UCS) para formação e atuação docente. Por meio de pesquisas sobre este tema, objetiva- se compreender a relevância das componentes curriculares estágios I, II, III e IV dentro do curso de Química e as suas influências para atuações futuras de professores nas redes de ensino, bem como investigar se acontece a relação entre teoria e prática além de analisar as ementas das disciplinas juntamente com as legislações que dizem respeito aos cursos de licenciatura. Para dar suporte aos objetivos da pesquisa e escrita, ancora-se a pesquisa em referenciais teóricos, como: Pimenta (2002) e (2011), Cunha (2011), Maldaner (2000) e Chevallard (2005). A metodologia é de cunho qualitativo, estruturada juntamente com entrevistas semiestruturadas, realizadas com quatro professoras formadas pela UCS, docente dos estágios e coordenadora do curso, objetivando o emergir de categorias com o método da análise textual discursiva dos autores Moraes e Galiazzi (2007). Pretende-se compreender se o curso auxilia na construção profissional, necessária para atuação nas escolas de rede pública na região da Serra Gaúcha. Na revisão bibliográfica, de trinta e dois trabalhos, observaram-se apontamentos em relação à necessidade de melhorias na formação inicial de professores, assim surge o estímulo para ser realizado mais investigações aprofundadas sobre as temáticas que envolvem formação de professores, estágios curriculares e ensino de química, ancorados em referenciais teóricos e leis vigentes, que abordam estes temas para dialogar e refletir ao longo da escrita. A partir das três categorias que emergiram, após coleta e análise das narrativas das participantes, observou-se a necessidade de algumas mudanças na forma de abordagem das disciplinas e em especial as componentes curriculares estágios dentro do curso, que é um espaço para valorização do ensino, produção de conhecimento e questionamentos, sendo um ambiente propicio para construção inicial docente, permeados pelas interações entre diversas vozes nos processos formativos, assim sendo um local para executar a união entre teoria e prática, e disciplinas voltadas para formação docente que proporcionem a transposição didática de conteúdos acadêmicos para os conteúdos do ensino básico e equipe de professores que sejam preparados para instruir e demonstrar a realidades das escolas brasileiras.
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/6241
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [333]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Kontakt | Feedback abschicken
Theme by 
Atmire NV
 

 

Stöbern

Gesamter BestandBereiche & SammlungenErscheinungsdatumAutorenTitelnSchlagwortenDiese SammlungErscheinungsdatumAutorenTitelnSchlagworten

Mein Benutzerkonto

EinloggenRegistrieren

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Kontakt | Feedback abschicken
Theme by 
Atmire NV