Análise do índice de condição do pavimento em uma via urbana destinada para corredor de ônibus na cidade de Caxias do Sul/RS
Fecha
2019-12-05Autor
Crestani, Thomas Neves
Orientador
Nogueira, Matheus Lemos
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Os pavimentos rígidos no Brasil estão recebendo maior atenção nos últimos anos, se tornando cada vez mais necessários especialmente em vias com tráfego intenso e pesado. Apesar do seu elevado custo inicial, a sua utilização pode ser uma solução econômica frente aos pavimentos flexíveis, principalmente quando considerados os custos de manutenção e durabilidade da via. Este trabalho foi realizado nos corredores de ônibus das ruas Moreira César, Pio XII e Avenida Rossetti, na cidade de Caxias do Sul, a qual teve seu pavimento flexível substituído pelo rígido em 2016 com o intuito de garantir melhores e mais duradouras condições de conforto e segurança ao tráfego local. O objetivo desse estudo foi analisar as condições atuais do pavimento em questão, por meio do cálculo do Índice de Condição do Pavimento (ICP), de acordo com as orientações do DNIT para análise da qualidade da pavimentação executada no local e dando continuidade a estudos já realizados. Dessa forma, os resultados obtidos foram comparados aos resultados anteriores, permitindo uma visão geral da variação da qualidade do pavimento até então e possibilitando determinar os primeiros pontos de uma curva de desempenho. Após a inspeção das amostras, estas apresentaram alguns sinais de degradação, o que era esperado, visto que nenhuma manutenção foi feita nos últimos 3 anos. Apesar de muitas patologias identificadas na inspeção visual, em geral, a via não apresentou manifestações patológicas com alta gravidade, sendo o pavimento avaliado com alto conceito de avaliação do ICP. A curva de regressão também mostrou resultados satisfatórios, contudo, recomenda-se que novas avaliações sejam executadas anualmente, permitindo o monitoramento da evolução das condições do pavimento e ajustando a curva de deterioração para uma condição mais precisa do corredor de ônibus analisado (sic).