Contribuições dos princípios da complexidade para a constituição de ambientes de aprendizagem no contexto da cibercultura
Fecha
2020-07-15Autor
Kloss, Caroline
Orientador
Soares, Eliana Maria do Sacramento
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Esta dissertação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul e com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, emergiu de uma experiência que tinha como problema de pesquisa: Como ambientes de aprendizagem podem ser constituídos, tendo como base os Princípios da Complexidade no contexto da Cibercultura? e, como objetivo, a elaboração de norteadores baseados nos Princípios da Complexidade e no contexto complexo e da cibercultura, visando à criação de ambientes de aprendizagem. As abordagens teóricas consideraram o Pensamento Complexo, a partir de Edgar Morin, especialmente no que tange aos Princípios da Complexidade; e consideraram o conceito e alguns desdobramentos da Cibercultura, como a conexão global e o imediatismo social, partindo de Pierre Lévy e André Lemos. A opção metodológica foi feita em coerência com os aspectos teóricos sobre o Pensamento Complexo e, portanto, mediante a concepção complexa de método, contemplou-se duas características complementares: de ser programa (o que pode ser planejado na pesquisa) e de ser estratégia (contemplando a imprevisibilidade e integrando o/a pesquisador/a no processo). Quanto ao caráter de programa, o estudo foi de ordem teórica, com a realização de um diálogo entre as ideias de autores de teses, dissertações e artigos que articularam os conceitos de Pensamento Complexo, de Cibercultura e de Ambientes de aprendizagem. Em relação à característica de estratégia, a pesquisa considerou a tríade teoria-método-pesquisador(a), na qual a teoria dá origem ao método e o(a) pesquisador(a) é o sujeito ativo, pensante e estrategista que, tomando a teoria e o método como norteadores, assim como, os Princípios da Complexidade, faz escolhas e realiza mudanças no programa, quando necessário. Desse modo, a partir do problema de pesquisa, foi realizada a articulação entre os conceitos trazidos por Morin, Lévy e Lemos, como forma de tecer uma rede conceitual. Em seguida, foi articulado um diálogo entre autores de teses, dissertações e artigos que abordam as temáticas referidas, anteriormente. E, por último, foram estabelecidos norteadores para a constituição de ambientes de aprendizagem, com base nos Princípios da Complexidade e no contexto da Cibercultura. É importante evidenciar que a apresentação das etapas desta pesquisa foi realizada por meio da metáfora “Em busca da Vila dos(as) Caminhantes”, como forma de relacionar-se com as duas linguagens, mencionadas por Morin, a racional e a simbólica. E, para finalizar, as reflexões que compuseram a resposta da pergunta de pesquisa foram ao encontro da necessidade da mudança de concepção em relação às práticas educativas, ao conhecimento, aos alunos(as) e aos professores(as), tomando a Cibercultura e a sociedade-planetária como contextos. Dentre tais necessidades, destaca-se a percepção da constituição mútua entre os elementos que integram os ambientes de aprendizagem, incluindo a Cibercultura como potencializadora de processos de construção do conhecimento, a partir de práticas educativas pensadas na cocriação da sociedade-planetária. E, também, destacam-se os sujeitos responsáveis por tal criação compartilhada, que, pelo viés Complexo, precisam despertar como cidadãos-planetários, compreendendo-se como indivíduos com particularidades em suas dimensões, mas pertencentes à mesma espécie, humana, e habitantes do mesmo Planeta.