Robótica educacional: reciclagem de resíduos
Mostra/ Apri
Data
2019-12-19Autore
Erlo, Gibran
Orientador
Morales, Andréa Cantarelli
Metadata
Mostra tutti i dati dell'itemAbstract
Este trabalho tem por objetivo associar o conceito de Robótica Educacional com a reciclagem de resíduos, desenvolvendo um dispositivo robótico capaz de identificar, coletar e descartar resíduos no local correto, a fim de ser aplicado em atividades com estudantes do Ensino Fundamental. O protótipo consiste em um carrinho de duas rodas controlado por microcontrolador da plataforma Arduíno. Este protótipo é controlado por smartphone via Bluetooth. Ele possui sensores para identificação de metais, vidro e plástico. Neste trabalho foi realizado um estudo com relação ao conceito de Robótica Educacional, como esta auxilia no desenvolvimento do raciocínio lógico e estimula as ciências nas crianças. Como ela possibilita a interatividade com a tecnologia e como
auxilia na construção do conhecimento de forma empírica. Este trabalho contém a análise de alguns trabalhos desenvolvidos recentemente nesta área, utilizando componentes da eletrônica e da robótica, relacionados com a área educacional. Também inclui um estudo sobre os elementos necessários para a construção do
dispositivo robótico, como microcontroladores, sensores capacitivos, sensores indutivos e sensores de cores. Para a identificação do coletor de descarte com relação à cor, é utilizado um sensor de cores. A legislação no Brasil prevê um código de cores a ser adotado nos coletores para cada tipo de material. O objetivo do hardware desenvolvido é identificar o tipo de material do resíduo, coletá-lo, deslocar-se até o coletor e, através dos sensores, identificar se é o coletor correto e realizar o descarte. Caso não estiver no coletor correto, será emitido um sinal de aviso. O protótipo atendeu aos objetivos iniciais, sendo capaz de locomover-se através de controle remoto, e identificar corretamente os materiais e as cores através dos seus sensores. Em seguida, o hardware foi aplicado em uma escola de Ensino Fundamental para uma turma de estudantes pertencentes ao sétimo, oitavo e nono ano que fazem parte de uma oficina de robótica. Os estudantes puderam aplicar e reforçar seus conceitos relacionados à reciclagem de resíduos e ficaram muito entusiasmados com a robótica, demonstrando muito interesse pelo protótipo.(sic)