Sales and operations planning implementation: a study in an automotive company
Date
2020-07-29Author
Rampon Neto, João
Orientador
Barcellos, Paulo Fernando Pinto
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Este trabalho tem como objetivo desenvolver e implementar uma sistemática de Sales and Operations Planning (S&OP) em uma empresa do ramo automotivo localizada no sul do Brasil. Inicialmente, uma revisão sistemática da literatura foi realizada em seis base de dados: EBSCO, Emerald, ScienceDirect, Scopus, Taylor & Francis e Web of Science, cobrindo dez anos de publicações. Na revisão, 368 artigos foram analisados, dos quais 42 artigos foram selecionados. Os resultados evidenciaram as principais ferramentas utilizadas em um amplo escopo de aplicações, bem como as métricas utilizadas para medir o impacto em cada contexto estudado. Seis pilares foram definidos para sintetizar as ferramentas: gestão da demanda, previsão, recursos humanos, introdução de novos produtos, gerenciamento da cadeia de suprimentos e planejamento tático. Um framework para a implementação do S&OP foi elaborado, fornecendo uma visão do corpo de conhecimento e profundidade das aplicações em cada pilar específico. Posteriormente, com base nas informações da revisão, uma sistemática para a implementação do S&OP foi criada em uma sequência de seis etapas: avaliação da maturidade, desenvolvimento da equipe, planejamento da demanda, planejamento de suprimentos, planejamento operacional e avaliação de KPIs. Os resultados foram analisados sete meses após o início do projeto, apresentando reduções de 18.42% nos custos dos estoques, aumento de 3% do nível de serviço desejado pela empresa e crescimento de 40% na acuracidade das previsões no período. Melhorias no nível de maturidade da organização também foram identificadas em comparação ao seu estado inicial.