Laptop educacional : mecanismos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem
Visualizar/ Abrir
Data
2014-06-06Autor
Rigoni, Dirce Méri De Rossi Garcia Rafaelli
Orientador
Valentini, Carla Beatris
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Essa dissertação possui um caráter exploratório, em que o delineamento
metodológico é dado pelo estudo de caso que investiga os mecanismos
sociocognitivos dos estudantes em interação com o laptop educacional. Os
estudantes, com idade de 13 anos, frequentavam o sétimo ano do ensino
fundamental, de uma escola pública municipal, que participa da etapa dois do
projeto Um computador por aluno (UCA) do Governo Federal. Esse estudo buscou
compreender os mecanismos sociocognitivos presentes nas trocas interindividuais
dos estudantes nos diferentes contextos de aprendizagem em que faziam uso do
laptop educacional na disciplina de história. Para a análise dos mecanismos
sociocognitivos dos estudantes, nesse contexto, foi utilizado o referencial piagetiano.
Com base na organização dos dados, as categorias de análise foram os contextos
de aprendizagem e os mecanismos sociocognitivos. Concluímos que as
possibilidades da interface física e digital nos contextos de aprendizagem,
considerando a mobilidade do laptop na modalidade 1:1, podem configurar novas
relações e desafios no processo de ensino e aprendizagem. Com relação aos
mecanismos sociocognitivos, evidenciamos uma tendência de relações de
conformismo e de coação nas trocas interindividuais e um falso equilíbrio de
cooperação.