• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • italiano 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Mostra Item 
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mostra Item
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mostra Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Inclusão na educação básica: formação continuada para professores de estudantes com deficiência

Thumbnail
Mostra/Apri
Dissertacao Daniela Holzschuh de Oliveira.pdf (5.868Mb)
Produto educacional Daniela Holzschuh de Oliveira.pdf (22.71Kb)
Data
2020-08-25
Autore
Oliveira, Daniele Holzschuh de
Orientador
Sauer, Laurete Zanol
Metadata
Mostra tutti i dati dell'item
Abstract
Este trabalho foi desenvolvido visando ao estudo da Educação Especial por meio de um seminário de formação continuada realizado com um grupo de professores da Educação Básica. O referido seminário foi planejado com o objetivo de contribuir para o enfrentamento de dificuldades nos processos de ensino e de aprendizagem por parte de professores de estudantes com deficiência. O trabalho com este tema se justifica pela carência de formação específica para a Educação Especial, observada nas escolas de atuação da pesquisadora. Observou-se que esta carência tem, como consequência, professores despreparados, tanto emocional, quanto pedagogicamente, para lidar com o público-alvo da Educação Especial. Nesse sentido, essa pesquisa buscou responder a seguinte questão: “Como minimizar as dificuldades de professores de estudantes com deficiência, de modo que possam promover melhores condições de aprendizagem?” Para respondê-la, teve-se como objetivo geral investigar ações de formação continuada para minimizar as dificuldades dos professores nos processos de ensino e de aprendizagem de estudantes com deficiência. O planejamento e a realização de ações que geraram dados investigativos constituiu a pesquisa qualitativa, que forneceu subsídios para aumentar o conhecimento dos processos de ensino e de aprendizagem de professores de estudantes público-alvo da Educação Especial. Os resultados obtidos apontam para a importância das trocas de experiências entre os professores envolvidos, com base em estudos e reflexões, buscando encontrar modos diversificados para trabalhar com estudantes com deficiência, a fim de que as aprendizagens possam ser relevantes. Observou-se, também, a importância do trabalho com as habilidades e dificuldades que estudantes expressam em zonas de desenvolvimento proximal, o que mostra que a interação em sala de aula, também é um dos desafios a serem enfrentados nesse contexto. Por meio do seminário, os professores participantes puderam enfrentar seus medos e angústias, estudando e debatendo sobre dificuldades e possibilidades de superação e, com isso, mostrando-se melhor preparados para a Educação Especial.
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/6450
Collections
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática [93]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Ricerca

Tutto DSpaceArchivi & CollezioniData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggettiQuesta CollezioneData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggetti

My Account

LoginRegistrazione

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV