Análise de desempenho e emissões de um motor ciclo diesel operando com fumigação de água e etanol super-hidratado
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Data
2020-07-17Autore
Bertoni Junior, Ivan Luiz
Orientador
Altafini, Carlos Roberto
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Neste trabalho é investigado experimentalmente o comportamento termomecânico e as respectivas emissões de um motor de ignição por compressão monocilíndrico, operando em condição original, com fumigação de água na admissão e, em modo bicombustível, operando com fumigação de etanol super-hidratado. Os ensaios foram realizados variando a rotação do motor de 1800 a 2800 rpm. Os combustíveis utilizados foram caracterizados quanto às suas propriedades físicas e energéticas. O sistema de fumigação desenvolvido foi instalado no sistema de admissão do motor, utilizando controle eletrônico para a injeção. Quanto ao desempenho do motor, foram realizados ensaios conforme a norma NBR ISO 1585, em um dinamômetro elétrico do tipo corrente de Foucault nas configurações propostas, obtendo-se dados de torque, potência, consumo e eficiência térmica. Foi observado uma variação no torque de -3% a 9% em relação à condição original. Paralelamente aos ensaios dinamométricos, avaliou-se as emissões de gases e temperaturas de exaustão. Os experimentos resultaram em uma redução na emissão de NOx de até 38%. Em compensação houve um aumento na emissão de CO em até 236% e de até 181% da emissão de HC (sic).