• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • italiano 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Mostra Item 
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mostra Item
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mostra Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A matemática da miniempresa: conhecimentos para desenvolver visões empreendedoras no contexto escolar

Thumbnail
Mostra/Apri
Dissertacao Silvano Marchetti.pdf (1.840Mb)
Produto educacional Silvano Marchetti.pdf (849.0Kb)
Data
2020-09-30
Autore
Marchetti, Silvano
Orientador
Lima, Isolda Gianni de
Metadata
Mostra tutti i dati dell'item
Abstract
Este trabalho relata uma pesquisa qualitativa que envolveu estudantes do turno da noite do terceiro ano do Ensino Médio. O tema principal escolhido para o seu desenvolvimento foi a aprendizagem Matemática tendo como pano de fundo o empreendedorismo na educação, cuja intencionalidade corresponde à formação de um sujeito crítico e participativo no meio social, com capacidade de construir conhecimentos de administração financeira pessoal. As atividades propostas aos estudantes foram concomitantes à aplicação, na escola, do programa Miniempresa, da Junior Achievement, organização sem fins lucrativos que promove educação econômica-empresarial na escola, e funcionaram como apoio ao seu desenvolvimento. Nos encontros do programa, os alunos vivenciaram experiências comuns a práticas de criação de uma empresa. Além disso, escolheram o artigo de produção sobre o qual pensaram o empreendimento e, a partir dele, foram orientados a compreender questões de viabilidade produtiva segundo a aceitação do produto pelos consumidores. Nas aulas de Matemática, que são o objeto desta pesquisa e se desenvolveram paralelamente ao programa Miniempresa, realizam-se atividades matemáticas voltadas à formação financeira, e discussões sobre as possibilidades e as exigências que se apresentam no mundo do trabalho atualmente. O objetivo dessas intervenções foi, então, o de complementar a formação de estudantes socialmente ativos e praticantes conscientes da cidadania. O processo metodológico das atividades das aulas foi estruturado com base em um questionário de conhecimentos prévios e em três sequências didáticas. Inspiradas nas ideias de Antoni Zabala, essas sequências didáticas priorizam a realização de atividades por pequenos grupos, que permitam valorizar as iniciativas individuais dos estudantes, e seus registros apresentam-se em diversos meios, como notas do professor, fotografias, explanações e produções dos estudantes. A fundamentação teórica está, ainda, baseada na aprendizagem significativa e colaborativa, tendo Lev Vygotsky e David Ausubel como teóricos-chave na organização das ações e na interpretação dos resultados obtidos. Como complemento do campo teórico, adota-se a perspectiva da escola cidadã, de Moacir Gadotti, e, em relação ao empreendedorismo visto enquanto ciência, tem-se como referência Fernando Dolabela e José Dornelas. Quanto aos resultados, o enfoque em uma perspectiva de avaliação formativa permite afirmar que as análises e a interpretação dos dados obtidos suscitaram indícios de aprendizagem significativa pelos estudantes pesquisados, bem como de seu envolvimento nos estudos individuais e de grupo. Durante o percurso, os estudantes também desenvolveram iniciativas de estudo com a utilização de recursos tecnológicos, cabendo destaque à calculadora financeira HP 12C. Ainda, adotou-se a ressignificação do erro como forma de aprendizagem e incentivo ao debate entre os estudantes. Como produto educacional resultante deste trabalho propõe-se um roteiro didático de cunho potencialmente significativo a ser disponibilizado aos professores para análise e aplicação.
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/6546
Collections
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática [93]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Ricerca

Tutto DSpaceArchivi & CollezioniData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggettiQuesta CollezioneData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggetti

My Account

LoginRegistrazione

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV