• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Listar Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática fecha de publicación 
  •   DSpace Principal
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Listar Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática fecha de publicación
  •   DSpace Principal
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Listar Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática fecha de publicación
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Listar Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática por fecha de publicación

Ordenar por:

Orden:

Resultados:

Mostrando ítems 1-20 de 93

  • título
  • fecha de publicación
  • fecha de envío
  • ascendente
  • descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • Proposta de procedimento metodológico para o ensino de ciências com o uso de tecnologias da informação e da comunicação 

      Minozzo, Luís César (2015-05-12)
      Este trabalho tem por objetivo a inclusão de tecnologias e suas ferramentas no ensino de ciências, através da capacitação de professores para a utilização de recursos do universo tecnológico, disponíveis em escolas da rede ...
    • Proposta metodológica para capacitação em educação ambiental por meio de oficinas temáticas e ambientes virtuais 

      Bacarim, Gisele (2015-06-11)
      A busca por conforto e praticidade trouxe uma sene de consequências, dentre as quais destacam-se a degradação do meio ambiente e a necessidade de uma mudança na maneira de ensinar e aprender. O ensino tradicional vem ...
    • Aprendizagem significativa no ensino de ciências : uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativa sobre energia e ligações químicas 

      Raber, Daniel de Almeida (2015-08-19)
      Este trabalho tem o objetivo de apresentar a construção, a aplicação e a avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa na disciplina de ciências, em uma turma de 9º ano do ensino fundamental, visando à ...
    • Ilhas interdisciplinares de racionalidade promovendo aprendizagem ativa 

      Moro, Elisiane da Costa (2015-09-14)
      Este trabalho foi desenvolvido dentro da linha de pesquisa "Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática" que tem por objetivo: investigar, avaliar e pôr em prática estratégias educacionais, à ...
    • Educação para o trânsito no ensino de ciências : proposta de uma unidade de ensino potencialmente significativa 

      Ledur, José Ricardo (2015-11-19)
      As sociedades, de modo geral, têm na educação um de seus pilares. A escola é um espaço privilegiado de aprendizagem e socialização, seja por sua capacidade de articular teoria e prática, seja pela multiplicidade de vivências ...
    • Uma proposta pedagógica para a aprendizagem significativa de trigonometria 

      Viganó, Vanessa Cristina Rech (2015-11-19)
      Este trabalho apresenta uma pesquisa em Educação Matemática, que gerou uma proposta pedagógica diferenciada para o estudo de Trigonometria, desenvolvida com base em concepções construtivistas e fundamentada nas teorias de ...
    • O aquário como estratégia de ensino para a ocorrência da aprendizagem significativa na escola 

      Scopel, Janete Maria (2015-12-08)
      Este trabalho teve como objetivo avaliar as contribuições da prática do aquarismo para a ocorrência da aprendizagem significativa na escola. Busca, também, avaliar os conhecimentos iniciais e finais dos professores e ...
    • Astronomia no ensino de ciências : uma proposta potencialmente significativa 

      Pellenz, Daiana (2016-02-22)
      O presente trabalho avalia a implementação de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) de Astronomia na disciplina de ciências em quatro turmas do sexto ao nono ano do ensino fundamental em uma escola do ...
    • A produção de jogos didáticos como ferramenta para promover a aprendizagem sobre tópicos de orientação sexual 

      Serafim, Marcus Vinicius Veiga (2016-02-22)
      Aprendizagem ativa é um grande desafio para os professores, especialmente quando há tantos estímulos a competir com a própria aprendizagem. A questão investigada pelo presente trabalho foi a produção de jogos didáticos em ...
    • Análise descritiva do uso da horta escolar como um recurso para alfabetização científica 

      Souza, Lisiane de (2016-04-29)
      Esta pesquisa consistiu no planejamento e execução de uma abordagem metodológica com ênfase na educação científica, para estudantes das turmas do 7º ano do Ensino Fundamental, a partir de uma vivência experimental realizada ...
    • Números complexos : interação e aprendizagem 

      Puhl, Cassiano Scott (2016-05-11)
      Neste trabalho apresenta-se uma pesquisa em Educação Matemática, que consistiu no desenvolvimento de um objeto de aprendizagem virtual (OA), para ser potencialmente significativo, com uma rota de aprendizagem planejada ...
    • Robótica educacional aplicada ao ensino de física 

      Fornaza, Roseli (2016-07-25)
      O ensino da Física está fundamentalmente baseado na resolução de problemas. A experimentação tem também se tornado um elemento presente nas situações de aprendizagem. Mesmo assim, o estudo da Física é um campo rico para o ...
    • Ensino de trigonometria na formação do técnico em agropecuária : superando desafios e construindo significados 

      Silva, Derli Santos da (2017-02-10)
      Este trabalho objetiva contextualizar o estudo da Trigonometria em situações reais da Agropecuária para que os estudantes atribuam mais sentido para a aprendizagem dos conceitos. Os fatores que contribuíram para a escolha ...
    • Metodologia de ensino com projetos para construção de saberes e mudanças de hábitos alimentares na educação integral 

      Fernandes, Fabiano Martins (2017-02-13)
      O presente estudo inserido na linha de Pesquisa Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática, diz respeito à percepção aos hábitos alimentares dos estudantes da turma D do Programa Mais Educação ...
    • Contribuições de Unidades de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para a disciplina de ciências do ensino fundamental 

      Nuncio, Ariane Pegoraro (2017-03-20)
      Este trabalho de pesquisa teve por objetivo elaborar, aplicar e avaliar as contribuições de unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS) para a aprendizagem de conteúdos sobre o corpo humano e saúde, em uma turma ...
    • Formação de professores em projetos interdisciplinares em aprendizagem ativa : relato de caso 

      Leite, Fernanda Fernandes (2017-05-22)
      O presente estudo inserido na linha de Pesquisa Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática, diz respeito à formação de professores em projetos interdisciplinares de aprendizagem ativa da ...
    • Matemática para engenharia : unidades de ensino potencialmente significativas para superar lacunas em matemática básica 

      Boff, Bruna Cavagnoli (2017-06-28)
      Este trabalho apresenta a construção, a aplicação e a avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa em uma turma da disciplina de Pré-Cálculo, de cursos de Engenharia, visando à ocorrência de uma aprendizagem ...
    • Ilhas interdisciplinares de racionalidade : uma proposta para o estudo da importância da água 

      Fernandes, Fabiana Martins (2017-08-28)
      Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de promover a ocorrência de uma aprendizagem significativa e a alfabetização científica e tecnológica (ACT) de estudantes de Ensino Fundamental, no contexto da Educação Ambiental, ...
    • Visitas ao setor de radiologia hospitalar como um recurso potencialmente significativo para o ensino de radiações ionizantes 

      Bortoli, Leomar de (2017-09-04)
      Considerando que a escola deve formar indivíduos preparados para o exercício da cidadania, ela precisa apresentar os conteúdos, definidos no cronograma escolar, de uma forma mais aproximada ao cotidiano do aluno. O objetivo ...
    • Uma unidade de ensino potencialmente significativa para o estudo da água utilizando as multimídias digitais 

      Dal Molin, Eliete (2017-09-21)
      Este trabalho apresenta a construção, a aplicação e a avaliação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) fazendo uso das multimídias digitais na disciplina de Ciências no estudo da água. A proposta de ...

      DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV
       

       

      Listar

      Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

      Mi cuenta

      AccederRegistro

      DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV