Uso do GeoGebra para mediar a aprendizagem de geometria no ensino fundamental
Fecha
2020-12-04Autor
Bauce, Viviane Polachini
Orientador
Soares, Eliana Maria do Sacramento
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Diante do cenário tecnológico presente nos dias atuais e de inúmeras possibilidades de práticas pedagógicas a partir do uso de instrumentos tecnológicos, esta pesquisa investiga de que maneiras o software GeoGebra pode exercer o papel de mediador e ser potencializador para a aprendizagem de geometria. O referencial teórico está embasado na perspectiva sociointeracionista, da abordagem vigotskiana, relacionando os conceitos de mediação, de internalização, de Zona de Desenvolvimento Proximal e de sociointeração a fim de alicerçar elementos estruturantes para a compreensão da aprendizagem. Também, buscou-se apoio no referencial da Teoria de Van Hiele, para compreender como podem ser alcançados os níveis do pensamento geométrico. É uma pesquisa de delineamento qualitativo, na qual realizamos um estudo de caso com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental por meio de uma oficina ofertada em uma escola pública da Serra Gaúcha, usando o software GeoGebra. A análise do corpus foi inspirada na análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi e, a partir dela, emergiram quatro categorias: mediação, mediação do software, socionteração e internalização, a partir da Teoria de Van Hiele. A articulação das categorias evidenciou que o software GeoGebra pode ser mediador da aprendizagem de conceitos geométricos, potencializando o desenvolvimento do pensamento geométrico. Os resultados indicam a importância do papel mediador do professor criando intervenções e estratégias de forma que os alunos possam dar sentido às ações que eles realizam por meio do software. Nesse sentido, os conceitos vigotskianos foram de fundamental importância [resumo fornecido pelo autor].