Saberes da alta liderança na tomada de decisões estratégicas à luz do knowing-in-practice
Zusammenfassung
Com o uso constante das tecnologias de informação e com o processo de globalização gradualmente presente na sociedade, as empresas voltaram sua atenção para as oportunidades e dificuldades associadas ao processo de aprendizagem, na estruturação e construção dos comportamentos organizacionais e na transferência de ?boas práticas?. O objetivo desta tese é compreender como se constituem os saberes da alta liderança no processo de tomada de decisão à luz do knowing in practice. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, objetivo exploratório, cuja estratégia utilizada foi o estudo qualitativo genérico, que permitiu analisar com maior profundidade como os entrevistados interpretam, constituem e reconstituem suas práticas. Foram entrevistados trinta e dois CEOs, gerentes, supervisores, coordenadores e analistas (considerados líderes indiretos) de organização de diferentes setores, que tiveram as entrevistas gravadas, transcritas, validadas e organizadas por meio do Nvivo12. Os resultados deste estudo apontam a aproximação entre as práticas dos tomadores de decisão com knowing in practice, evidenciando que os conhecimentos estão entrelaçados com a ação, que ocorrem de forma construída e realizados nas práticas dos trabalhos no cotidiano. A reflexão final deste estudo consiste em que, a partir da lente teórica do knowing in practice, os saberes são contínuos e fluidos, são construídos e modificados cotidianamente, por meio do conhecimento formal e informal dos gestores e das interações que ocorrem com seus liderados, gestores pares, conselho administrativo e seus contatos na vida pessoal. A partir dos resultados, foi desenvolvido um framework que apresenta os saberes dos entrevistados, destacando-se a prática no centro das interações. O saber prático é mediado pelo que aconteceu no passado e o que foi aprendido com a experiência e na experiência. Desse modo, os achados denotam a importância de os estudos compreenderem como os saberes são constituídos por meio das práticas no que tange aos fazeres da alta liderança. Para que se desmitifique a ideia de que a alta liderança é infalível e que sempre sabe tudo, este estudo evidencia a necessidade de se enfatizar abordagens que apresentem os líderes como eles são, não como deveriam ser. Não é sobre ser um líder perfeito, é ser alguém que possibilita o desenvolvimento humano e organizacional, sendo um agente transformacional, para si, para as pessoas e com as pessoas. Dessa forma, esta pesquisa elucida que os estilos de liderança possibilitam ter um parâmetro do modo como os líderes tomam suas decisões, mas é por meio dos saberes que permitirão conduzir as equipes de acordo com o contexto em que estão inseridos [resumo fornecido pelo autor].