Constituindo-se diretora: entre histórias, memórias e representações em escolas de Bento Gonçalves/RS na década de 1960
Date
2021-01-21Author
Jardim, Rosângela de Souza
Orientador
Souza, José Edimar de
Metadata
Show full item recordAbstract
Este estudo investiga práticas de administração escolar a partir da trajetória profissional de diretoras de escolas primárias do município de Bento Gonçalves/RS. O recorte temporal está referenciado na década de 1960, período em que as entrevistadas iniciam suas funções como diretoras. Essa década, é a referência para análise, considerando ainda o prolífero período social e político, influenciando a educação até os dias atuais, em especial os aspectos da história da administração escolar, além de possibilitar a compreensão das transcendências oriundas e ainda presentes na cultura escolar. Os pressupostos teóricos e metodológicos foram orientados a partir da História Cultural, utilizando-se das contribuições de autores como Burke (1992), Certeau (1994), Chartier (2002), Halbwachs (2006), Pesavento (2006) e Tardif (2002). O percurso metodológico foi pautado na História Oral, considerando as memórias como documento, a partir de Grazziotin e Almeida (2012), Alberti (2004) e Ferreira e Amado (2005), e valeu-se da análise documental. Os documentos textuais acessados foram os Boletins do CPOE/RS, a Revista do Ensino/RS e os Cadernos da ANPAE, todos produzidos no recorte estudado. O estudo analisa a perspectiva e o percurso da administração escolar e da função do diretor de escola em contexto local, atentando para fatos e situações que ocorreram num determinado tempo e espaço. A pesquisa busca perscrutar, a partir de documentos de arquivos públicos locais, indícios da organização de um sistema de administração escolar nas escolas públicas de Bento Gonçalves. Pelas narrativas, assim como pelos documentos, como os Boletins de CPOE/RS e as RE/RS, foi possível compreender os processos que as formaram, entre eles, os saberes da experiência, que foram adquiridos e processados por meio das dificuldades e dos questionamentos que emergiram das suas práticas, conduzindo-as num processo formativo que considerou instituições como a ANPAE e o CPOE/RS. Nas trajetórias das entrevistadas, as experiências atreladas às vivências, enquanto professoras, foram bem evidenciadas e apontadas como referências até se tornarem diretoras de escola. As práticas de administração escolar, foram influenciadas pelas estratégias da Secretaria da Educação, por intermédio do CPOE e das Delegacias Regionais de Ensino, e as táticas inflenciadas pelas suas experiências e necessidades, determinadas pelas representações que viabilizaram conceber de que modo os sujeitos da educação se apropriam delas e como estruturam o mundo social.Na década de 1960, a produção sobre o tema, foi fértil, quanto ao movimento e à organização no campo teórico da administração da educação. Destacam-se o pioneirismo e o protagonismo da Associação Nacional de Professores de Administração Escolar (ANPAE). Pesquisar as percepções das diretoras sobre as práticas de administração escolar permitiu compreender, a partir da análise, as representações que foram atribuídas a elas, o significado do papel no recorte histórico pesquisado e as contribuições políticas e sociais, além de retratar as vivências por meio das suas memórias.