• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Mestrado Acadêmico em Administração
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Mestrado Acadêmico em Administração
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Contribuição das práticas dos programas de aprendizagem experiencial para o desempenho gerencial: um estudo de casos múltiplos

Thumbnail
View/Open
Dissertação Adriano Roberto de Abreu.pdf (1.144Mb)
Date
2021-01-23
Author
Abreu, Adriano Roberto de
Orientador
Larentis, Fabiano
Metadata
Show full item record
Abstract
A revisão da literatura indica que as relações de aprendizagem deverão se tornar cada vez mais difundidas sendo assim suportadas por tecnologias em constante evolução. O processo de aprendizagem e a necessidade do ser humano em usá-lo para prever eventos futuros é significativo nas organizações em que a necessidade de alta performance dos times, do resultado, exigem elevado grau de planejamento e execução. O estudo se propôs analisar a contribuição das práticas dos programas de aprendizagem experiencial para o desempenho gerencial percebido. Para tal, foi conduzida uma pesquisa do tipo qualitativa exploratória que utiliza o estudo de caso múltiplo como estratégia de investigação e gestores participantes de programas de aprendizagem experiencial como unidade de análise. A coleta de dados foi realizada com entrevistas semi-estruturadas e observação participante. O método de análise de conteúdo com apoio do software Excel que suportou a etapa de análise dos dados. Os principais resultados identificados estão relacionados as mudanças provocadas a partir dos programas de aprendizagem experiencias, ao trabalhar intensamente as emoções em seus participantes. Proporcionam o autoconhecimento, a superação e o autodesenvolvimento a partir da ressiginifcação de crenças limitantes. De maneira exploratória o estudo contribui para ampliar a o entendimento que a aprendizagem experiencial aplicada de forma integrativa pode contribuir para alavancar o desempenho gerencial. A intersecção entre a criação e desenho dos programas de aprendizagem experienciais com a interação da aprendizagem formal e informal e o desempenho gerencial percebido, resulta na experimentação ativa, em que o participante se torna capaz de aplicar as teorias no processo de tomada de decisões e resolução de problemas.
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/6780
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Administração [316]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV