• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Letras
  • Doutorado em Letras - Associação Ampla UCS e UniRitter
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Letras
  • Doutorado em Letras - Associação Ampla UCS e UniRitter
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Contribuições da concepção polifônica do sentido para o desenvolvimento da compreensão leitora no ensino superior

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Tese_Diego Chiapinotto.pdf (837.5Kb)
Data
2020-12-17
Autor
Chiapinotto, Diego
Orientador
Azevedo, Tânia Maris de
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta tese tem como tema a compreensão leitora no âmbito acadêmico. Seu problema de pesquisa está enunciado da seguinte forma: Como a Teoria da Polifonia pode contribuir para a qualificação do desenvolvimento de habilidades de compreensão leitora por estudantes do Ensino Superior matriculados em disciplinas cujo objeto de aprendizagem seja a leitura? Seu objetivo geral consiste em elaborar, a partir da Teoria da Polifonia, de Oswald Ducrot, uma proposta metodológica que potencialize desenvolver habilidades de compreensão leitora por estudantes universitários em disciplinas nas quais a leitura é o objeto de aprendizagem. Diante dos níveis preocupantes apontados por distintos testes educacionais e da percepção corriqueira por parte de docentes de que seus alunos apresentam resultados aquém do esperado no que tange a habilidades de compreensão em leitura, justifica-se este trabalho. Esta pesquisa é de natureza teórico-metodológica. O método utilizado para a elaboração da proposta é o descrito pelo próprio Ducrot (1987) para a análise polifônica do sentido - o método da simulação. A proposta metodológica resultante compõe-se de premissas orientativas e trajetória procedimental [resumo fornecido pelo autor].
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/6791
Collections
  • Doutorado em Letras - Associação Ampla UCS e UniRitter [36]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV