• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
  • Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
  • Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Modelagem de programação dinâmica para sequenciamento de planos curriculares no ensino superior

Thumbnail
View/Open
Dissertação Fernando Cechett.pdf (2.641Mb)
Date
2021-03-06
Author
Cechett, Fernando
Orientador
Luciano, Marcos Alexandre
Metadata
Show full item record
Abstract
Esta dissertação desenvolve um sistema que procura soluções viáveis por meio da Programação Dinâmica para o problema do sequenciamento de disciplinas que um aluno do Bacharelado em Engenharia Mecânica da Universidade de Caxias do Sul precisa cursar para concluir o curso, estando ele atrasado ou não. Comumente alunos procuram os Coordenadores de curso para planejar sua vida acadêmica, sendo o sequenciamento das próximas disciplinas que vai cursar parte deste planejamento. Se visa propor uma ferramenta que auxilie os Coordenadores nesses momentos. O mapeamento da matriz curricular revela as relações de pré-requisitos presente nela, e a definição dos atores envolvidos elucida o papel de cada um no processo. O problema foi definido então pelos termos da Programação Dinâmica, e o sistema que procura soluções viáveis para ele foi construído. Neste trabalho constam diagramas do funcionamento e estrutura desse sistema, assim como processos decisórios internos dele. O funcionamento deste foi testado por meio de cenários que simulavam situações específicas como: replicar a matriz curricular, ou atender as expectativas do aluno quando disciplinas críticas da rede de pré-requisitos estão atrasadas. Quando o sistema não encontrou soluções viáveis para esses cenários, foi possível identificar a causa e propor adaptações aos inputs dos atores que resultassem em pelo menos um sequenciamento. Foram identificados pontos para a melhoria da função de retorno, como o balanceamento entre disciplinas e carga-horária das decisões e a priorização de disciplinas que têm relações de pré-requisito. Por meio dessa otimização foi possível encontrar os caminhos mais curtos dentro das delimitações impostas pelas disciplinas e pelos atores. Terminado o desenvolvimento do sistema e testes com cenários são levantados objetivos para futuros trabalhos, que visam engrandecer a ferramenta. Dentre os quais estão a expansão para os demais cursos da instituição, revisão e melhoria dos inputs necessários dos atores e testes com situações reais. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/6825
Collections
  • Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica [73]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV