Percursos formativos no curso normal regional de São Francisco de Paula-RS (1953-1962): histórias e memórias
Fecha
2021-03-22Autor
Daros, Dilnei Abel
Orientador
Souza, José Edimar de
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A tese situa-se no campo da História da Educação e vincula-se à linha de pesquisa de História e Filosofia da Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul - UCS, em Caxias do Sul no Rio Grande do Sul, e tem como objeto de estudo o Curso Normal Regional, da Escola Normal do município de São Francisco de Paula/RS, entre 1953 e 1962. Nesse sentido, a pesquisa buscou analisar e compreender o processo de formação de professoras de São Francisco de Paula, a partir de memórias e representações. O referencial teórico utilizado foi o da História Cultural e são problematizados conceitos que envolvem tempo, identidade e constituição docente, formação de professores, cultura escolar, representação, prática e apropriação, os quais desembocam na análise do processo formativo desenvolvido naquele período. A tese está organizada em 5 partes sendo 4 os capítulos e mais as considerações finais observadas a partir do término da pesquisa. No capítulo 1 estão as considerações iniciais e as descrições referentes ao uso metodológico da história oral, memórias e fontes documentais. Nesse capítulo delineou- se o interesse em compreender o funcionamento de uma instituição formadora de professores, no caso a Escola Normal Regional daquele município. São mencionadas as indagações sobre o objeto de estudo e os objetivos que a pesquisa buscou responder, bem como os aportes teórico-conceituais e metodológicos que acompanharam o estudo. Considero valioso para esse estudo a utilização de todo o aporte documental (escrito, fotografia, memória) que foi mobilizado, pois trouxeram contribuições para responder aos questionamentos que foram propostos na busca por compreender aquele ambiente de formação. No capítulo 2 a formação de professores em um município dos campos de cima da serra está descrita de maneira sucinta com aspectos ligados à parte histórica envolvendo a instrução/formação na metade do século XIX, a importância da chegada do CNR na região ao atender a demanda existente na época, descrição da formação histórica do município, menções sobre as condições locais, sociais, culturais, políticas, religiosas, assim como a instalação do Grupo Escolar em 1918, registro histórico das primeiras décadas com gráficos de matrículas, número de escolas e a construção do prédio que iria sediar a ENR. No capítulo 3 está contemplada a Escola Normal: o Curso Normal Regional em São Francisco de Paula (1953-1962) e descreve-se a autorização de instalação do CNR, a abertura, os anúncios do evento, abertura de matrículas, elementos políticos, primeiros professores do curso, os termos de posse, movimentações de funcionários, composição das primeiras turmas de normalistas e suas características. São transcritas as primeiras atas de reuniões com suas orientações e diretrizes, bem como a existência das instituições internas da escola. O último capítulo envolve os processos formativos: identidades, culturas e práticas, juntamente com as categorias identificadas após análise dos documentos e degravação das entrevistas. É descrito o universo que permeou o processo formativo e suas marcas mais salientes. Partes de narrativas das egressas são descritas e corroboram características daquele processo formativo. Percebe-se a constituição de uma identidade construída com traços ligados ao cotidiano de elementos existentes dentro do CNR, evidenciando o contexto educacional com o docente. As considerações finais indicaram a importância do acervo escolar nesse estudo (necessidade de preservação e institucionalização dos arquivos escolares para os estudos envolvendo a História da Educação e seus micros campos), bem como a importância do uso das memórias como documento das professoras (egressas/ diretoras). Destaca-se o uso das tecnologias digitais para as entrevistas à distância, o que pode constituir um elemento novo nas pesquisas que envolvam a história oral. Ser normalista no CNR era ter uma vida constituída de processos diários dentro da formação, onde se pretendeu forjar uma identidade nos professores, não significando que matizou essa personalidade, pois cada docente possuía suas estratégias e formas de resistência em sua prática. Um Curso Normal que produziu uma identidade docente em São Francisco de Paula, percebida até os dias atuais, tendo em vista que a instituição que completou 100 anos durante a pesquisa ainda mantém um curso de Magistério com mais de 65 anos. A instituição possui relevância social reconhecida na região, dentro de uma tradição ligada à formação de professores desde a década de 1950, evidenciada nos discursos narrativos dos jornais e das egressas. Esse estudo mantém a possibilidade de continuação de pesquisas no futuro, junto a essa Instituição escolar em relação com outros objetos de estudo, bem como recortes temporais distintos.[resumo fornecido pelo autor]
Colecciones
Ítems relacionados
Mostrando ítems relacionados por Título, autor o materia.
-
Isolamento e caracterização de Aeromonas em carcaças suínas
Lucena, Roberto Francisco (2015-09-21)Esta dissertação analisa o meio ambiente do trabalho no Brasil, dando especial ênfase para o trabalho na construção civil, através da análise de dados oficiais sobre os acidentes de trabalho e as doenças profissionais deste ... -
A mulher como "o outro" : gênero, violência, ética e alteridade
Francisco, Arlete Maria (2014-09-26)A presente dissertação examina questões relacionadas à violência de gênero, formas de preconceitos, mecanismos de poder e hierarquia nas relações, inclusive, a evolução das conquistas femininas, as lutas libertárias e ... -
Microestrutura e propriedades tribológicas de aços austeníticos Fe-Cr-Ni-Mo sinterizados com adição de itria e boro
Serafini, Francisco Lanferdini (2016-10-06)Aços inoxidáveis austeníticos são materiais amplamente utilizados em sistemas que exigem elevadas resistências à oxidação e à corrosão. No entanto, quando em contato com outras superfícies, esses materiais possuem elevado ...