• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Deutsch 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Einloggen
Dokumentanzeige 
  •   DSpace Startseite
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Psicologia - Bacharelado
  • Dokumentanzeige
  •   DSpace Startseite
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Psicologia - Bacharelado
  • Dokumentanzeige
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Possíveis contribuições das habilidades sociais no desenvolvimento infantil

Thumbnail
Öffnen
TCC Carolina Mestriner Pereira.pdf (274.1Kb)
Datum
2020-12-18
Autor
Pereira, Carolina Mestriner
Orientador
Godoy, Rossane Frizzo de
Metadata
Zur Langanzeige
Zusammenfassung
Comportamentos, comunicação, formas de se relacionar e de se portar são alguns aspectos envolvidos pelas habilidades sociais. O desenvolvimento das habilidades sociais na infância é de extrema importância não só para a fase em que a criança se encontra, mas também para o seu desenvolvimento posterior. Este trabalho tem por objetivo identificar possíveis contribuições das habilidades sociais para o desenvolvimento infantil. Como objetivos específicos propõe-se caracterizar desenvolvimento infantil saudável com foco nos aspectos relacionais e emocionais; caracterizar habilidades sociais e identificar habilidades sociais relevantes no contexto infantil. Definiu-se trabalhar com uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo e interpretativo e utilizar a série brasileira "Meu Amigãozão" como fonte. A série mostra situações do cotidiano de três crianças de seis anos que possuem amigos imaginários, no decorrer dos episódios, esses amigos ajudam as crianças a refletirem suas escolhas bem como mudar alguns de seus comportamentos. Como instrumento, o trabalho utilizará tabela para descrição e categorização das cenas, tendo como referencial de análise a análise de conteúdo, utilizando o modelo aberto e a estratégia de emparelhamento. As categorias criadas e suas respectivas unidades de análise foram: 1. Autocontrole e expressividade emocional - reconhecimento das emoções e controle de ansiedade, 2. Civilidade - seguimento de instruções e uso de palavras mágicas, 3. Empatia - saber compartilhar e respeitar o próximo, 4. Assertividade - expressar desagrado e perceber que não concorda com tudo, 5. Fazer amizades - se apresentar, responder as perguntas feitas, dar continuidade aos assuntos, sugerir atividades e elogiar, 6. Solução de problemas interpessoais - se acalmar diante do problema, pensar antes de tomar alguma decisão e avaliar o processo de tomada de decisão e 7. Habilidades sociais acadêmicas - observar e prestar atenção, reconhecer e elogiar o desempenho do outro e cooperar. Resultados: a pesquisa realizada constata que o desenvolvimento de habilidades sociais favorece o desenvolvimento infantil, tornando-o mais saudável, visto que, está relacionado com uma melhor qualidade de vida, podendo auxiliar nos aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais da criança. É um assunto de extrema importância, que tende a beneficiar tanto a criança quanto às pessoas com quem ela interage, podendo ser estudado por diferentes profissionais e áreas, como por exemplo psicólogos e educadores [resumo fornecido pelo autor].
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/6877
Collections
  • Psicologia - Bacharelado [266]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Kontakt | Feedback abschicken
Theme by 
Atmire NV
 

 

Stöbern

Gesamter BestandBereiche & SammlungenErscheinungsdatumAutorenTitelnSchlagwortenDiese SammlungErscheinungsdatumAutorenTitelnSchlagworten

Mein Benutzerkonto

EinloggenRegistrieren

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Kontakt | Feedback abschicken
Theme by 
Atmire NV