Formação permanente de professores: reflexões e desafios da docência nos anos finais do ensino fundamental no município de Flores da Cunha/RS
Date
2021-04-08Author
Giachelin, Evandra Nissola
Orientador
Morés, Andréia
Metadata
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A presente dissertação objetiva identificar e descrever as reflexões e os desafios da docência, na formação permanente dos professores, nos anos finais do ensino fundamental, da rede municipal de educação do município de Flores da Cunha/RS. O aporte teórico deste estudo fundamenta-se em Freire (1991,1996, 2002, 2009), Gadotti (2003, 2006), Henz e Toniollo (2015), Imbérnon (2004, 2009, 2010) e Nóvoa (1992, 1995), que defendem a formação permanente como indissociável da docência e entendida como responsabilidade do próprio professor. Além disso, o trabalho baseia-se em Gatti e Barreto (1997, 2017), que contextualizam as políticas docentes no Brasil. A respeito da docência, destaca-se Mizukami (2002) e Tardif (1991, 2002), Schön (2000) e Stecanela (2013) e Josso ( 2004, 2010), que relata a importância das narrativas da formação, na condução do caminho reflexivo do professor, na ressignificação das formas de aprender e de ensinar. Foram selecionadas publicações referentes às bases de dados Portal de Periódicos da CAPES/MEC e na BDTD no período de 2014 a 2019. Esta pesquisa apresenta enfoque qualitativo e em relação aos aspectos metodológicos foram utilizados os seguintes instrumentos para a construção dos dados empíricos: a entrevista e os Círculos Dialógicos Investigativo-formativos. Participaram da entrevista sete professores dos anos finais do ensino fundamental da rede municipal de Flores da Cunha/RS e a gestora municipal de educação. Os Círculos Dialógicos Investigativo-formativos foram realizados com os professores de uma escola da rede municipal do município de Flores da Cunha/RS.. A pesquisa objetivou também a compreensão e a interpretação de documentos institucionais elencados, como sendo relevantes para o contexto e para o entendimento do objeto de estudo. Assim, a narrativa emergiu da triangulação e do movimento entre: os documentos institucionais, as entrevistas e os Círculos Dialógicos Investigativos-formativos No que diz respeito à análise dos dados construídos na investigação, foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD), desenvolvida por Roque e Galiazzi (2016). Por meio da ATD, foi possível a instituição de quatro construtores: Formação do professor: a mobilização inicial e o envolvimento docente; O professor reflexivo: as relações e o diálogo; Formação permanente: a escola como cenário e os professores como protagonistas e O professor e as necessidades na formação permanente. A partir da fala e da escuta que ocorreu entre os pares, durante a realização das entrevistas e dos Círculos Dialógicos Investigativo-formativos, foi oportunizado aos professores refletirem sobre a sua prática educativa, indicando a necessidade de se assumirem como protagonistas do processo formativo permanente em busca da auto(trans)formação. A pesquisa indicou a importância da valorização das necessidades, do conhecimento e do fazer dos professores da rede municipal do município de Flores da Cunha/RS e ainda anunciou como fundamental os professores refletirem sobre as práticas docentes, para que, assim, eles possam assumir a responsabilidade sobre a própria formação permanente, percebendo-se como protagonistas do processo. Em destaque também a necessidade da criação de espaços dentro da própria escola para que aconteçam trocas e reflexões que oportunizem a auto(trans)formação do professor e que por consequência desencadeiem reflexões a respeito da docência. [resumo fornecido pelo autor]