Percepção dos stakeholders: desempenho organizacional e inovação, após a acreditação hospitalar do Hospital Geral de Caxias do Sul - RS
Date
2021-04-17Author
Andrade, Ilsa Loivamara da Silva
Orientador
Motta, Marta Elisete Ventura da
Metadata
Show full item recordAbstract
A retração econômica que afeta o Brasil nos últimos anos, não restrita somente ao mercado financeiro e ao governo, mas a população em geral, que identifica sinais de agravamento, e apreensão com os rumos que a economia do país está tomando, com inflação, desemprego, corrupção, falta de medidas efetivas de ajuste fiscal, tem exigido dos gestores maior eficiência no planejamento e controle nas ações dentro das empresas para alcançar o desempenho organizacional que contribua e mantenha a sustentabilidade. Para os hospitais filantrópicos, que dependem de recursos oriundos das esferas governamentais (União, Estado e Município), torna-se mais evidente a necessidade de controles internos relacionados ao custo-benefício. O objetivo geral desse estudo é identificar a percepção dos stakeholders em relação ao desempenho organizacional e inovação após a Acreditação Hospitalar do Hospital Geral de Caxias do Sul ? RS. Neste contexto, aspectos sobre desempenho organizacional, a Acreditação Hospitalar e inovação de serviços em saúde, foram temas de discussão. Para tanto, quanto aos aspectos metodológicos, adotou-se uma pesquisa aplicada de caráter descritiva a partir de um estudo quanti-qualitativo e pesquisa documental. A etapa quantitativa, por meio de uma survey, contemplou todos os enfermeiros do Hospital Geral. Na etapa qualitativa foram realizadas entrevistas em profundidade para os stakeholders externos e internos do Hospital Geral. Na etapa documental foi realizada análise sobre a pesquisa de satisfação dos usuários SUS do período de 2013 a 2019, por meio do plano operativo, documento integrante no contrato entre o hospital e a Secretaria de Saúde do município de Caxias do Sul. Realizou-se uma triangulação dos dados entre o resultado das pesquisas qualitativa, quantitativa e documental, a fim de propiciar uma melhor compreensão a respeito dos achados. Resultados apontaram que a Acreditação Hospitalar contribui quanto à consciência e visão sistêmica das partes, para o desempenho organizacional e inovação. Demonstra também a percepção do stakeholders externos e internos sobre o desempenho Organizacional e Inovação do Hospital Geral após a Acreditação Hospitalar que a certificação promove aprendizagem que agrega valor para vida dos envolvidos, e promove ainda o reconhecimento da sociedade como um serviço de qualidade, credibilidade, resolutividade com humanização, sendo referência para os demais hospitais e principalmente para hospitais que dependem de recurso público, chancelados pela satisfação do usuário que é superior a 90%. Ainda em categoria a posteriori foi possível identificar percepção relacionada a sustentabilidade financeira ? a forma de financiamento pela tabela SUS é insuficiente para o equilíbrio financeiro, sendo necessário projetos e ações que visem a captação de recurso por meio de doação, pela qual os stakeholders são engajados a contribuir considerando a credibilidade do hospital; e uma terceira categoria de stakeholder na atividade de hospital ensino, que são os acadêmicos que fazem estágio na estrutura hospitalar, assim como os médicos residentes, os quais são clientes no que se refere a aprendizado e simultaneamente prestadores por atender os usuários. Concluiu-se que, os hospitais públicos, especificamente hospitais 100% SUS e escola, enfrentam dificuldade quanto à sustentabilidade econômica. Porém, a Acreditação Hospitalar contribui para o melhor desempenho financeiro, agregando melhor otimização do recurso público, e ainda proporcionando credibilidade para que a estrutura hospitalar possa captar recursos através de projetos sociais. Por se tratar de estudo de caso único, como pesquisas futuras, a mesma pesquisa pode ser realizada em outros hospitais com Acreditação Hospitalar, em municípios do estado, ou do Brasil, pois pode trazer informações relevantes sobre desempenho hospitalar, inovações em saúde e sustentabilidade. [resumo fornecido pelo autor]