#ELENÃO : da hashtag online à manifestação nas ruas
Datum
2020-07-16Autor
Palma, Mauricio da Rocha
Orientador
Rech, Alessandra Paula
Metadata
Zur LanganzeigeZusammenfassung
Esta monografia apresenta um estudo acerca da memetização da #ELENÃO e como os memes podem, ou não, influenciar a opinião pública em um processo eleitoral. Antes da análise, é apresentada a revisão teórica, que aborda assuntos que servem como base desta pesquisa, sendo eles: internet, redes sociais, memes, eleições presidenciais de 2018 e acontecimentos importantes para a pesquisa. A partir destes estudos é iniciada a investigação, baseada nas metodologias escolhidas, que são: pesquisa qualitativa, pesquisa bibliográfica, estudo de caso, análise de conteúdo e semiótica. Para atingir o objetivo e responder ao questionamento deste trabalho, a análise foi dividida em alguns itens relevantes como o conteúdo dos principais memes repercutidos durante as eleições de 2018, a descrição visual, interação por parte dos usuários do Facebook e resultados em manifestações nas ruas. Ao final observa-se que os memes impactam na difusão de ideologias políticas e independentemente do resultado do processo eleitoral demonstram como o engajamento popular se estende para o modos de expressão da vida cotidiana. [resumo fornecido pelo autor]
Collections
- Jornalismo [90]