Amorosidade e dialogicidade no conviver : o papel da emoção e da afetividade na aprendizagem da criança do ensino fundamental
View/ Open
Date
2020-08-18Author
Machado, Karlani
Orientador
Stecanela, Nilda
Metadata
Show full item recordAbstract
O Trabalho de Conclusão de Curso intitulado, Amorosidade e Dialogicidade no Conviver: O Papel da Emoção e da Afetividade na Aprendizagem da Criança do Ensino Fundamental, expresso nesta monografia, teve como objetivo geral a investigação do papel da emoção e da afetividade na aprendizagem de crianças nos anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. O problema de pesquisa que mobilizou à busca de respostas, teve a seguinte formulação: Conviver por meio da afetividade e emoção contribui para a aprendizagem. Os percursos para o desenvolvimento do projeto tiveram sustentação teórica nos estudos de Henri Wallon, Humberto Maturana e Paulo Freire, os quais permitiram compreender os conceitos de emoção e afetividade na aprendizagem da criança. O trabalho de campo contou com a participação de 35 professores colaboradores que atuam ou que já atuaram nos dois segmentos do Ensino Fundamental, por meio de um instrumento on line, com perguntas abertas e fechadas, contendo 17 questões. No diálogo em três dimensões estabelecido entre objetivo e problema de pesquisa, os dados construídos com a participação dos interlocutores empíricos e com a sustentação advinda dos interlocutores teóricos alcançou-se o entendimento de que o amor guia a emoção, o sentimento e a paixão, os quais são ramificações da afetividade, fazendo parte da formação da pessoa completa, ou seja, união do emocional com o racional. Destaca-se a compreensibilidade desses fatores na dialogicidade. De modo geral, os professores participantes da pesquisa demonstram estar atentos ao desenvolvimento da dimensão atitudinal de seu ofício, além da necessidade de compreender a formação da pessoa integral. E isso, requer um equilíbrio entre a cognição e a afetividade, e consequentemente, entre as três dimensões do conteúdo - conceitual, atitudinal e procedimental - assim como entre os quatro pilares da educação: o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a conviver e o aprender a ser, muitas vezes, desconsiderado nos programas de formação inicial e continuada dos professores da educação básica. [resumo fornecido pelo autor]