Análise dos impactos do gerenciamento de custos ocultos: um estudo de caso em uma indústria de autopeças da Serra Gaúcha
Datum
2021-04-29Autor
Oliveira, Fernanda da Silva de
Orientador
Stumpf, Evandro Carlos
Bertolla, Fernando Luís
Metadata
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Tendo em vista as exigências de um mercado globalizado, a mensuração dos custos ocultos se torna uma ferramenta estratégica para o aumento da competitividade de uma organização. Estes custos geralmente não são identificados em relatórios de contabilidade, porém, quando mensurados, são relevantes os seus impactos nos resultados. Com isto, este estudo tem como objetivo identificar os impactos causados pelos custos ocultos ocorridos em um setor fabril de lonas de freio de uma indústria de autopeças da Serra Gaúcha. Através de dados fornecidos pela empresa, foram identificados e mensurados os resultados de custos ocultos incidentes a capacidade fabril encontrada, dentre estes: a ociosidade e o absenteísmo. Foram analisados os sete centros de custos contidos no setor estudado, considerando a análise de cinco fatores de produção: matéria-prima, mão-de-obra direta, energia elétrica, depreciação e instalações, no período estabelecido para a pesquisa, de janeiro de 2017 a dezembro de 2019. Desse modo, os resultados apontam para a existência de custos de ociosidade de R$ 1.3 milhões, e absenteísmo de R$ 8.6 milhões, totalizando assim R$ 9.9 milhões de custos ocultos para o referido período, representando em média 2,99% dos gastos gerais de fabricação. Constatou-se que os custos ocultos representam impactos significativos no resultado da fabricante de autopeças, aonde foram despendidos valores monetários expressivos de forma ineficaz. Sendo assim, podemos considerar que uma parte do investimento não obteve retorno conforme esperado, impactando diretamente ao faturamento da organização. Estes dados demonstram a importância da identificação dos Custos Ocultos, visando melhorar a eficiência e os resultados operacionais. [resumo fornecido pelo autor]