• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Filosofia
  • Mestrado Acadêmico em Filosofia
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Filosofia
  • Mestrado Acadêmico em Filosofia
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Ética e consumo : uma análise dos hábitos de consumo

Thumbnail
View/Open
Dissertacao Marco Antonio Gonçalves.pdf (1.042Mb)
Date
2014-07-10
Author
Gonçalves, Marco Antonio
Orientador
Cescon, Everaldo
Metadata
Show full item record
Abstract
Realiza-se uma análise ética das características e dos padrões da sociedade hipermoderna que reforçam e incentivam manifestações hedonistas e individualistas transformando o ser humano em mercadoria e gerando sensações e atitudes de vazio e de decepção. Aponta-se para as contradições da hipermodernidade. No segundo capítulo avalia-se as consequências reais de nosso comportamento como consumidores, em função da sustentabilidade ambiental, e reflete-se, a partir do pensamento de Hans Jonas, sobre a responsabilidade de cada cidadão na construção de valores que assegurem o bem-estar humano e o respeito a todas as formas de vida em suas mais variadas manifestações. Esta ação de pensar crítica e eticamente perpassa as reflexões do terceiro capítulo, ao defender uma educação para o consumo consciente, indicativo transformador desta sociedade hipermoderna e elementochave na conscientização da população em relação à sua responsabilidade social. O consumo passa a ser visto como ação política, de lutas sociais e reivindicação de novos direitos já existentes. Somente com atitudes e procedimentos éticos será possível construir uma sociedade mais justa, questionando os valores impostos pela sociedade de consumo, e buscar novos parâmetros para a vida em sociedade que sejam formadores de consciência e atitude ética.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/789
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Filosofia [111]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV