Processos de aprendizagem organizacional e indicadores de desempenho para tomada de decisão : estudo de caso com gestores de empresas produtoras de maçã do município de Vacaria
Zusammenfassung
A Aprendizagem Organizacional (AO) pode ser considerada um processo contínuo de
apropriação e criação de conhecimentos novos em níveis individuais, coletivos e
organizacionais num contexto organizacional. Indicadores de desempenho são ferramentas de
controle para a tomada de decisão. Considerando que a AO pode trazer tanto resultados bons
quanto ruins (neutralidade da meta), ela interfere no desenvolvimento das aptidões do
indivíduo, com isso pressupõe-se uma relação com a capacidade de interpretar e utilizar
indicadores de desempenho. O objetivo foi analisar a contribuição dos processos de
Aprendizagem Organizacional, tanto formal quanto informal, na interpretação dos indicadores
de desempenho para a tomada de decisão. A metodologia utilizada foi o estudo de caso
múltiplo, o qual permitiu analisar com maior profundidade os resultados. A partir de um
esquema conceitual desenvolvido com base no referencial teórico, foi elaborado um roteiro de
entrevista em profundidade, verificando documentalmente dados da empresa e sua estrutura
para validação das respostas. As empresas selecionadas são produtoras de maçã, situadas no
Município de Vacaria do Estado do Rio Grande do Sul. Foram realizadas 11 entrevistas com
gestores e entre eles diretores, coordenadores financeiros e administrativos. O método de
análise selecionado foi a análise de conteúdo, mais especificamente a análise de conteúdo pela
grade mista. Os resultados apresentaram que Indicadores de Desempenho e Aprendizagem
Organizacional estão relacionados nas capacidades desenvolvidas pelos indivíduos e que
afetam a tomada de decisão. Ou seja, a ligação está no trabalho em conjunto destes dois
alicerces e comprovando que um não é consequência do outro. Na análise de como as formas
de aprendizagem contribuem para a tomada de decisão, através da interpretação dos
indicadores, pode-se destacar como o resultado mais relevante o fato de sua dinâmica ser
individual e social. Entre as formas mais mencionadas como contributivas para a tomada de
decisão, estão a reflexão e experienciar. Merecem destaque também as formas de
aprendizagem pela interação em grupo, treinamentos e mudança de perspectiva. A principal
contribuição foi identificar mais aspectos relacionados a formas de aprendizagem, destacando
a dinâmica e complexidade das relações com a tomada de decisão. Foi então elaborado um
esquema conceitual capaz de trazer a dinâmica da tomada de decisão em relação à
Aprendizagem Organizacional e Indicadores de Desempenho. Em relação ao mundo
empresarial, o estudo contribui para uma averiguação da aprendizagem, como meio de ganhar
vantagem competitiva, principalmente nas relações verificadas com as dificuldades nas
formas de aprendizagem, o que pode impedir o seu desenvolvimento.