Curso de pedagogia da Universidade de Caxias do Sul: alterações curriculares ao longo dos 60 anos de história
Mostra/ Apri
Data
2020-07-24Autore
Benatto, Daniele
Orientador
Moraes, Cineri Fachin
Metadata
Mostra tutti i dati dell'itemAbstract
Esta pesquisa buscou investigar as alterações curriculares ao longo dos 60 anos de história do Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul. A metodologia fundamentou-se em uma pesquisa qualitativa, por meio da realização de uma investigação documental, bibliográfica e de campo com a realização de questionário com professoras coordenadoras do referido Curso. Os principais autores que sustentam este estudo são Cagliari (2009), Demo (1998), Libâneo (2010). Também foram utilizados documentos normativos Projeto Político Pedagógico e Plano de Desenvolvimento Institucional do Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul. Este trabalho estruturou-se em quatro capítulos respectivamente, sobre a história da Pedagogia geral e do Curso de Pedagogia; da contextualização dos conceitos de currículo; do referencial teórico metodológico e da apresentação das três categorias elencadas: desafios, limitações e avanços das alterações curriculares do Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul. Desta forma, através dos avanços, limitações e desafios decorrentes das alterações curriculares do Curso de Pedagogia, que conduzem a evolução da formação dos acadêmicos, no sentido de oportunizar e preparar os professores para assumirem as funções de coordenação das atividades pedagógicas em organizações, sejam elas escolares ou não, a partir de diversas possibilidades proporcionadas pela profissão, foi possível evidenciar não só a história do Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul como delinear os conceitos do currículo, como orientadores para o trabalho pedagógico. [resumo fornecido pelo autor]