• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • italiano 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Mostra Item 
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Pedagogia - Licenciatura
  • Mostra Item
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Pedagogia - Licenciatura
  • Mostra Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A Escola Bernardo Petry (1958 A 1988): as práticas de escolarização nos registros fotográficos

Thumbnail
Mostra/Apri
TCC Bruna Cemin.pdf (2.813Mb)
Data
2020-07-06
Autore
Cemin, Bruna
Orientador
Souza, José Edimar de
Metadata
Mostra tutti i dati dell'item
Abstract
Esta pesquisa analisa as práticas de escolarização da Escola Bernardo Petry, de Vale Real, RS, no período de 1958 a 1988, através de registros fotográficos, enfatizando as festas locais e comemorações cívicas e o modo como estão relacionadas à formação de uma cultura escolar. Trata-se de um estudo monográfico de conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia. A perspectiva teórica sustenta-se na História Cultural, fundamentada em autores como Pesavento (2003) e Burke (2008). A metodologia utilizada consistiu na análise documental, tendo como fonte fotografias de acervo pessoal de Madalena Pellenz e Gilberto Freiberger, além das encontradas e disponibilizadas do arquivo institucional Escola Bernardo Petry. Destacam-se, neste estudo, as festas escolares que aconteciam nessa instituição de ensino e que envolviam toda a comunidade, enaltecendo costumes locais, demonstrando e valorizando o trabalho desenvolvido em sala de aula relacionado à comunidade de Vale Real. Também se percebe, ao longo da análise, que muitas foram as inaugurações e conquistas da Escola Bernardo Petry no decorrer de sua trajetória no período analisado. Desse modo, buscou-se estabelecer uma conexão entre as particularidades da organização escolar e a sociedade com base no levantamento e análise de dados empíricos. Os resultados desse trabalho indicam que as práticas de escolarização desenvolvidas nesta instituição sempre procuravam elencar elementos do cotidiano entrelaçados com traços da cultura alemã e valores ali construídos. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/8402
Collections
  • Pedagogia - Licenciatura [68]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Ricerca

Tutto DSpaceArchivi & CollezioniData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggettiQuesta CollezioneData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggetti

My Account

LoginRegistrazione

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV