• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Pedagogia - Licenciatura
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Pedagogia - Licenciatura
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Espaços do berçário na escola de educação infantil: explorações, vivências e descobertas

Thumbnail
View/Open
TCC Aline Martello.pdf (1.127Mb)
Date
2020-07-21
Author
Martello, Aline
Orientador
Moraes, Cineri Fachin
Metadata
Show full item record
Abstract
A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e atende crianças de zero a cinco anos de idade. Deste modo, com o intuito de investigar a etapa do berçário, que corresponde a bebês de zero à 1 ano e 6 meses de idade, este estudo intitulado "Espaços do berçário na escola de educação infantil: explorações, vivências e descobertas" foi desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Pedagogia. A problematização que guiou-o foi de que forma os espaços e ambientes dos berçários das instituições de Educação Infantil, mediados por ações pedagógicas, contribuem para o desenvolvimento cognitivo dos bebês. Diante disso, o objetivo principal buscou analisar como os espaços oportunizados aos bebês e mediados por ações pedagógicas, contribuem para o desenvolvimento deles. Para a construção dos dados, utilizou-se a pesquisa bibliográfica com base em livros e artigos, além da pesquisa de opinião, através de um questionário com pais e professores da Educação Infantil. Os principais apoios teóricos utilizados foram: Barbosa (2010), Cruz (2012), Fochi (2017), Horn (2004), Matos (2013), Tristão (2004), entre outros. No decorrer deste estudo são apresentados documentos norteadores da Educação Infantil e que auxiliam no trabalho pedagógico com os bebês e no desenvolvimento das funções cognitivas nos espaços em que estão inseridos. Os resultados obtidos mostraram que os estímulos que acontecem nos ambientes e espaços em que os bebês estão inseridos, mediados pela ação docente, contribuem para o desenvolvimento das capacidades cognitivas, como a atenção, a memória, a linguagem e a interação, além de auxiliar na aprendizagem, desenvolvimento de habilidades e na coordenação motora. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/8405
Collections
  • Pedagogia - Licenciatura [68]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV