A Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil (BNCC) e a concepção do brincar heurístico: aproximações ou distanciamentos
Fecha
2020-12-03Autor
Ferrarini, Letícia Duque
Orientador
Costa, Flávia Fernanda
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta pesquisa trata do brincar heurístico na Base Comum Curricular (BNCC), tendo como problema de pesquisa a seguinte questão: "De que forma a concepção do brincar heurístico se revela na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil?" Para atingir o objetivo, foi preciso conhecer como o brincar se constitui no documento. Dessa forma, tornou-se indispensável descrever o documento e identificar as noções do brincar presentes no material. A metodologia fundamentou-se em uma pesquisa qualitativa, mediante um estudo de caso e leitura analítica, constituindo-se de uma análise documental e bibliográfica. Este trabalho estrutura-se em um estudo sobre o brincar na Educação Infantil e o brincar heurístico, a partir da construção de um referencial teórico e a análise da Base Nacional Comum Curricular, que resultou na elaboração de categorias relacionadas ao brincar e ao brincar heurístico. No que diz respeito ao tema, sobre aproximações ou distanciamentos do brincar que aparecem na BNCC, e sobre o brincar heurístico, percebe-se que as aproximações ficam evidenciadas sobre como funcionam o brincar; de forma ampla e também próxima, os dois tipos de brincar promovem as descobertas e interações no meio em que as crianças estão inseridas. [resumo fornecido pelo autor]