Diálogos sobre gênero e sexualidade nos espaços escolares dos anos iniciais do ensino fundamental
Fecha
2020-08-05Autor
Varela, Luana Shaiane Lopes
Orientador
Costa, Flávia Fernanda
Metadatos
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A presente monografia tem como objetivo apresentar o resultado do projeto de pesquisa realizado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que teve como objetivo investigar questões pertinentes ao gênero e a sexualidade nos anos iniciais do ensino fundamental a partir do posicionamento dos docentes da cidade de Caxias do Sul, visto as alterações que a nova Base Nacional Comum Curricular trouxe em sua normativa, no qual deixa o assunto explícito apenas no conteúdo de ciências da natureza, no 8º ano. É importante que as questões que envolvam sexualidade e gênero ocorram nos espaços escolares, tendo em vista o retrocesso que o mesmo vêm sofrendo por setores conservadores da sociedade nos últimos anos, os quais acreditam que se a sexualidade for exposta para as crianças ou adolescentes, as mesmas podem ou irão desenvolver desejos e despertar curiosidades que as levarão a praticar atos sexuais. Ademais, torna-se necessário que o assunto seja abordado nos espaços escolares para que as crianças e adolescentes tenham contato com informações condizentes com as faixas etárias as quais estão inseridas, compreendendo também o direito de seus corpos, reconhecendo os limites do mesmo em relação ao outro e o outro em relação a si. O projeto de pesquisa de natureza exploratória, desenvolveu-se a partir da metodologia de estudo de caso, para a construção dos dados empíricos utilizou-se um questionário que contou com a participação de 27 professores dos anos iniciais das redes de ensino pública e privada da cidade de Caxias do Sul. Os dados foram analisados através da abordagem qualitativa e em alguns momentos os foram apresentados de forma quantitativa. [resumo fornecido pelo autor]