Dimensionamento e avaliação experimental de um sistema de freio aplicado a um Baja SAE
Zusammenfassung
O presente trabalho tem como objetivo dimensionar e avaliar um sistema de freio exclusivo para um veículo off-road tipo Baja SAE. Para a elaboração deste estudo, foram adotadas como parâmetro, as configurações do projeto do Baja de 2019 da Equipe Tobaja. A partir dele foram retiradas informações para realizar o estudo dinâmico e a também foram buscadas dimensões específicas para fabricação de componentes como o pedal de freio e o cilindro mestre de freio, o qual foi dimensionado de acordo com a necessidade do veículo; e a compra de itens comerciais, como discos e pinças de freio. Ambos os sistemas de freio, como aquele já existente no Baja assim como o sistema de freio proposto nesta pesquisa, foram previamente dimensionados em planilha. Estes sistemas de freio foram avaliados e dimensionados para operar com 231,50 N, força a qual corresponde a força ideal de aplicação do percentil 1% feminino sem causar estresses físicos no piloto. Os sistemas de freio, na sequência foram validados em uma bancada de testes construída para a realização deste estudo, a qual leva como conceito de funcionamento um dinamômetro de inércia. Desta forma foi avaliado o torque de frenagem gerado pelo sistema de freio em função da força aplicada sobre o pedal de freio. O sistema de freio 2019, exigiu do piloto 422 N para atingir os 662 Nm que o Baja exige no eixo dianteiro, ao passo que o sistema de freio proposto exigiu 253 N para atingir o mesmo torque de frenagem. [resumo fornecido pelo autor]