A terceira margem do rio: reflexões sobre a formação leitora em língua estrangeira a partir de Saussure e Benveniste, na perspectiva da complexidade
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Data
2021-07-31Autor
Wistchoreck, Mirley Tereza Correia da Costa
Orientador
Azevedo, Tânia Maris de
Metadata
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O escopo desta pesquisa é (re)pensar o processo de aprendizagem e de ensino de Línguas Estrangeiras (LE) por um viés enunciativo ao dar sustentação à tese de que os postulados saussurianos (noção de valor e de sistema) e benvenistianos (pessoa/não-pessoa, aqui e agora) podem contribuir para a qualificação da habilidade leitora do estudante no nível da compreensão. Para tanto, estabeleci a concepção complexa de método como processo de construção da tese. Para Morin, o método é construído durante a pesquisa pelo caminho que se faz, pelo próprio processo de produção do conhecimento. Assim sendo, meu estudo de ordem teórica buscou o diálogo entre as teorias (e os teóricos) da aprendizagem e de teorias linguísticas com o objetivo de refletir sobre o ensino de línguas estrangeiras a partir da complexidade, e como resultado dessa discussão (articulação), construir a rede conceitual que possibilitou o esboço de uma proposta metodológica de ensino. Nesse contexto, tornou-se importante estabelecer uma visão de educação que dialoga com os princípios da complexidade. Logo, o conceito trazido para a tese foi construído a partir dos postulados de Paulo Freire e preconiza uma educação crítica e reflexiva. Ademais, discute-se, ainda, o ensino de LE pela perspectiva da complexidade ao trazer para o discurso da tese a proposta de fortalecimento da Didática de Francês Língua Estrangeira (DFLE) debatida por Christien Puren e que consiste na qualificação da formação (inicial e continuada) dos professores, bem como da prática didática dos mesmos. Na sequência, as teorias linguísticas de Saussure e de Benveniste são articuladas com a intenção de prospectar um saber para a construção de outra possibilidade de intervenção em uma dada situação-problema: a dificuldade de compreensão do discurso escrito em estudantes de LE. Finalmente, a proposta didática é esboçada a partir da criação de princípios norteadores que podem guiar tanto o processo de formação do professor, quanto a elaboração de atividades para trabalhar com o discurso escrito em sala de aula pela perspectiva enunciativa. A proposta realizada apresenta-se como um recurso potencializador para a prática didática do professor de línguas e pode possibilitar a qualificação da compreensão leitora do estudante em um ambiente formal de ensino: a escola pública. [resumo fornecido pelo autor]