Estudo sobre a inteligência emocional em futuros profissionais do comércio internacional
Fecha
2020-07-15Autor
Romio, Gabriela
Orientador
Klein, Simone Fonseca de Andrade
Metadatos
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Na atualidade, as organizações que operam no Comércio Internacional, precisam lidar com diversos desafios, mudanças e pressões que ganham força com a globalização. Como os profissionais são considerados um dos principais recursos das empresas, se torna um diferencial aqueles que possuem elevados níveis de Inteligência Emocional, para lidar com suas rotinas e atribuições diárias. Diante disso, o presente estudo teve por objetivo avaliar como estão os níveis de Inteligência Emocional de futuros profissionais do Comércio Internacional. O público-alvo deste estudo foram, portanto, os acadêmicos do curso de Comércio Internacional da Universidade de Caxias do Sul, do campus de Bento Gonçalves. A pesquisa foi de natureza quantitativa e de nível descritivo, utilizando-se um questionário estruturado para a coleta de dados com escala Likert, decorrente de instrumento adaptado do Emotional Intelligence Appraisal ® (EIA), elaborado por Bradberry e Greaves (2016). Em linhas gerais, os resultados sugerem que os acadêmicos são mais desenvolvidos na habilidade social, nas competências sociais e a média geral da Inteligência Emocional mostrou que os acadêmicos a detêm frequentemente. O trabalho destaca a importância da Inteligência Emocional para a vida pessoal e profissional dos acadêmicos. [resumo fornecido pelo autor]