Avaliação do efeito do tratamento superficial no coeficiente de atrito de uma junta parafusada aplicada em ônibus rodoviários
Fecha
2021-07-14Autor
Lovat, Daniel
Orientador
Luciano, Marcos Alexandre
Metadatos
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As uniões parafusadas possuem uma vasta utilização em ônibus sendo empregadas devido a sua versatilidade, promovendo ao produto a possibilidade de regulagem ou desmontagem de seus componentes para manutenção. É necessário que as juntas parafusadas presentes nos ônibus resistam às diversas aplicações nas quais estão submetidas, como por exemplo, os esforços mecânicos causados pelo pavimento das estradas, as intempéries no ambiente de rodagem do veículo. O propósito deste trabalho foi avaliar os efeitos do tratamento superficial no coeficiente de atrito, a fim de restringir a disparidade da força tensora em um processo de aplicação de torque constante aplicada à uma junta parafusada de sustentação de uma portinhola de ônibus rodoviário. Por meio de cálculos analíticos e testes práticos foi reavaliado a faixa de torques necessária para a prevenção de falhas ao longo da vida útil do produto. Através dos experimentos foi possível constatar uma flutuação em cerca de 62% na obtenção força tensora, proveniente das diferentes combinações utilizadas no estudo. Em suma, um procedimento baseado na norma VDI 2230 foi elaborado para aplicação nas demais juntas utilizadas na empresa. [resumo fornecido pelo autor]