Educação financeira: estudo comparativo entre Brasil, Alemanha, Estados Unidos e Holanda
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Date
2020-12-07Author
Ertel, Lucas José
Orientador
Ben, Fernando
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O trabalho realizado surgiu da necessidade de melhorar o conhecimento da população mundial sobre um importante tema pouco explorado, educação financeira. De fato, a população carece de conhecimento financeiro, o que contribuiria para menor endividamento e melhor qualidade de vida, uma vez que as pessoas teriam menos preocupações com sua situação financeira, estando seguras e confiantes com seus planejamentos de longo prazo. A poupança é a preferida de um entre oito brasileiros mesmo que nos últimos anos tenha apresentado resultados reais negativos, enquanto outros investimentos são tão ou mais seguros quanto ela e mais rentáveis. Além disso, de cada três brasileiros, um não possui conta bancária. Através de uma pesquisa bibliográfica, utilizando artigos científicos nacionais e internacionais foram analisados conceitos de educação financeira e suas premissas, para posterior aprofundamento situacional nos diversos continentes e países, de forma a observar e entender como o tema é lidado em diversas culturas, realidades e distintos poderes aquisitivos. Esse tema se justifica, baseado na constatação de que a população mundial carece de conhecimentos básicos de juros, inflação, habilidades numéricas e diversificação de riscos, conforme trabalhos internacionais publicados na Alemanha, Estados Unidos e Holanda, escolhidos pelo seu destaque nas pesquisas. [resumo fornecido pelo autor]