• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Comércio Internacional - Bacharelado
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Comércio Internacional - Bacharelado
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Estudo sobre elementos da Felicidade Interna Bruta (FIB) junto aos acadêmicos do Curso de Comércio Internacional da UCS CARVI

Thumbnail
Ver/
TCC William Pala.pdf (1.258Mb)
Fecha
2020-12-08
Autor
Pala, William
Orientador
Fonseca de Andrade Klein, Simone
Klein, Simone Fonseca de Andrade
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Felicidade é um conceito amplo. Cada pessoa tem um tipo de pensamento em relação ao assunto. No entanto, em 1972, a ONU (Organização das Nações Unidas) formalizou e reconheceu um indicador para complementar o PIB (Produto Interno Bruto), chamado FIB (Felicidade Interna Bruta). O conceito foi desenvolvido originalmente no Butão, que mesmo sendo um país considerado muito pobre, possui um índice de felicidade considerável, estando entre os noventa e cinco países mais felizes do mundo (WORLD HAPPINESS, 2019). A FIB, portanto, serve para analisar dados junto às pessoas, como utilização do tempo, cuidados com a família, elementos relacionados à natureza, bem estar próprio, dentre outros. (GNH CENTRE, 2020) Diante disso, o presente estudo teve por objetivo geral abordar como o índice é desenvolvido e aplicar uma pesquisa quantitativa, de nível descritivo, junto aos alunos do Comércio Internacional da UCS CARVI. Para tanto, empregou-se um questionário, em escala Likert, que foi respondido por 47 alunos do curso. Tal questionário foi elaborado a partir de dois instrumentos oficiais da Gross National Happiness (GNH), sendo um de 2007 e o outro de 2015, desenvolvidos pelo governo de Butão. O trabalho destaca a importância da felicidade para as pessoas como algo essencial. A partir dos resultados obtidos com a pesquisa, pode-se concluir que os alunos de Comércio Internacional da UCS/CARVI dispõem de um bom nível de felicidade. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/8631
Colecciones
  • Comércio Internacional - Bacharelado [189]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV