Smartphones: identificando os efeitos do marketing na percepção de satisfação do consumidor com seu dispositivo atual
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Data
2020-12-10Autore
Gil, Lucas Pires
Orientador
Vieira, Guilherme Bergmann Borges
Metadata
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O celular evoluiu de um dispositivo de comunicação interpessoal para uma máquina multimídia. As companhias desenvolvedoras de smartphones inovam rapidamente e produzem gerações sucessivas de aparelhos móveis. O rico número de usuários e a característica de rápida evolução tecnológica dos smartphones atraem a atenção das marcas por busca da fidelização e retenção de clientes. Dessa forma, as empresas procuram as melhores estratégias de marketing para atrair consumidores, dado que a intenção de upgrade de smartphones depende do valor comunicado ao consumidor. Essas estratégias, por sua vez, buscam influenciar o comportamento dos consumidores de smartphones, afetando sua satisfação com os seus aparelhos atuais. O fenômeno ocorre por intermédio de estímulos de comprometimento psicológico do usuário com o aparelho. Contudo, em decorrência da prática, manifesta-se transformações de atitude preocupantes nos estimulados. Dado esse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo analisar os efeitos do marketing de smartphones no comportamento e atitude dos consumidores, especialmente no que se refere a sua satisfação com o seu aparelho atual. Para tanto, foi utilizado o método quantitativo descritivo, operacionalizado mediante a aplicação de questionários a uma amostra de estudantes do curso de Comércio Internacional da Universidade de Caxias do Sul. Os resultados indicaram que as estratégias de marketing afetam positivamente a satisfação do usuário com seu dispositivo atual, principalmente através do incentivo da identificação, confiança e lealdade à marca, garantindo a retenção dos consumidores e a recompra de aparelhos celulares. Apesar das consequências positivas para a marca, apresenta-se em decorrência, comportamento de comprometimento psicológico preocupante nos usuários. [resumo fornecido pelo autor]